O homem, que foi encontrado morto no banco de uma praça em União da Vitória, no Paraná, sofreu mesmo uma hipotermia (morreu de frio). O corpo de Sérgio Reis Costa, de 40 anos, foi encontrado pela Polícia Militar na madrugada do dia 12 de junho.
A confirmação sobre a causa da morte de Sérgio partiu do IML e foi divulgada pelo portal RBJ na tarde desta terça-feira, 20.
Hipotermia
Os seres humanos são homeotérmicos por natureza, isto é, possuem a temperatura de seu organismo sempre constante, em torno de 37ºC, podendo ter pequenas variações nesse número (de 0,2ºC a 0,4ºC). Então, quando há uma queda muito drástica da temperatura corporal, é preciso ficar atento aos sintomas, pois pode ser hipotermia.
Hipotermia é quando a temperatura central do corpo cai abaixo de 35ºC. É considerada como temperatura central a temperatura do coração, pulmão, encéfalo e órgãos esplâncnicos. Quando a hipotermia não é tratada rapidamente, pode haver algumas complicações, inclusive a morte.
As fases da Hipotermia
A doença pode ser classificada em três etapas:
Primeira etapa
A primeira etapa ocorre quando a temperatura corporal cai entre 1 e 2 graus. A pessoa tem arrepios, sua respiração fica mais rápida e as mãos dormentes, impedindo-a de fazer tarefas cotidianas.
Segunda etapa
Na segunda etapa, a temperatura corporal reduz em 2 a 4 graus. Os arrepios são mais intensos, os movimentos ficam mais lentos e as extremidades do corpo ficam com um tom azulado. Apesar de estar consciente, a pessoa fica confusa.
Terceira etapa
Nesta última etapa, os arrepios cessam e surgem sinais de amnésia. O pulso cardíaco e a respiração diminuem, o que prejudica na atividade celular do indivíduo e acaba causando a morte clínica do paciente.