Carro com giroflex e brasão da instituição militar foi abordado pela Polícia Militar
Um homem de 42 anos foi preso na última terça-feira (5) após ser flagrado dirigindo um carro particular com giroflex e adesivos com o brasão do Exército Brasileiro em Itajaí. A abordagem ocorreu durante rondas de rotina da Polícia Militar.
O veículo, um Fiat Siena, chamou a atenção dos policiais por estar equipado com giroflex e adesivos que simulavam uma viatura militar. Ao ser abordado, o motorista inicialmente se identificou como tenente do Exército, mas posteriormente afirmou ser soldado reformado. No entanto, a consulta ao sistema revelou que o homem possuía 45 ocorrências policiais por diversos crimes, como extorsão, invasão de propriedade e injúria.
Carro particular disfarçado de viatura militar
Apesar de portar identificações militares, o veículo não possuía placas oficiais e estava registrado em nome de uma pessoa física. As investigações preliminares indicam que o homem utilizava mantas magnéticas com o brasão do Exército para simular uma viatura militar e o giroflex era acionado por um interruptor no painel.
Crime de usurpação de função pública
A conduta do homem configura o crime de uso indevido de símbolos de órgãos da administração pública, previsto no artigo 296 do Código Penal. Ao se passar por membro das Forças Armadas e utilizar símbolos militares de forma irregular, o homem pode responder criminalmente.