Notícias de Caçador e Região

História das bonecas Abayomi é tema de projeto em escola de Matos Costa

Alunos da escola de anos iniciais Ana Maria de Paula, de Matos Costa, aprenderam mais sobre a origem das bonecas Abayomi, confeccionadas a bordo de navios negreiros na época da escravidão. A atividade foi realizada por acadêmicos da UNIARP, bolsistas do PROESDE, sob a orientação da professora Ruth Goulart.

A história das bonecas foi contada pelos acadêmicos para encanto dos alunos da escola. Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navios de pequeno porte que realizavam o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa “Encontro Precioso” em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano.

Aplicaram a atividade os acadêmicos: Bianca Maria dos Anjos Farias, Cleberson dos Santos Pereira, Héllen Cristiny Rodrigues de Camargo, Kattlyn de Oliveira, Rose Cleide da Silva e Werik de Moraes. A ação foi acompanhada por professores da escola e pela diretora Carla Cristina Peppe e pelo secretário de Educação Diniz Campagni.

Veja Também

Comentários estão fechados.