Notícias de Caçador e Região

Há 64 anos, Caçador registrava a temperatura mais baixa do Brasil

A temperatura mais baixa do Brasil foi registrada no dia 11 de junho de 1952, em Caçador. O recorde de -14ºC, que perdura há 64 anos, quase foi batido poucos anos depois, quando Canoinhas, no Planalto Norte, registrou com -12ºC no dia 7 de agosto de 1963.

A partir de então, São Joaquim chegou a “apenas” -10ºC em 2 de agosto de 1991. Os dados foram compilados pela Epagri/Ciram.

De acordo com a empresa, estações que têm a média de temperatura mais baixas são as de Irineópolis (5,8ºC), Campo Alegre e Canoinhas (6,1ºC), ambas no Planalto Norte e na sequência a de São Joaquim, no Planalto Sul, com a temperatura mínima média do inverno de 6,5ºC. No Meio Oeste a média da temperatura mínima oscila entre 7ºC e 9,4ºC, sendo Caçador e Curitibanos os municípios mais frios.

Ainda, segundo a Epagri, as cidades mais frias do estado, com frio mais persistente, são aquelas mais altas das regiões do Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, dentre as quais Caçador, Curitibanos, São Joaquim, Irineópolis, Campo Alegre e Matos Costa. Urupema e Urubici, embora sejam estações mais recentes, vêm registrando temperaturas bastante baixas, especialmente Urupema que registrou, em junho de 2011, as temperaturas mais baixas do Brasil por vários dias consecutivos.

Veja Também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.