O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (19) que o governo está preparado para enfrentar uma possível segunda onda da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As declarações foram dadas em apresentação no Congresso Brasileiro de Previdência Privada.
“As pessoas dizem ‘e se acontecer? ’. Se acontecer, você enfrentou a tragédia uma vez. É como se uma guerra, em vez de durar um ano, ela durasse dois ou três. Os brasileiros são resilientes, sabem enfrentar e nós enfrentaremos como enfrentamos antes”, disse o ministro.
“Se a doença vier, já sabemos como temos que agir, mas não é o nosso plano. Nosso plano é seguir as reformas, mas sabemos reagir a eventuais choques” completa.
Na primeira onda da pandemia, o governo decretou estado de calamidade pública, retirou travas fiscais e ampliou gastos públicos para mitigar os efeitos da doença na área da saúde e na economia.
A equipe econômica planejava limitar essas despesas extraordinárias ao ano de 2020, mas já há pressão para continuidade de gastos com saúde e assistência social em 2021.
A possibilidade de uma nova onda de coronavírus no Brasil é levantada após países como Estados Unidos, França e Alemanha registrarem aumento nos casos de Covid-19, recentemente, e estados brasileiros começarem a relatar novas altas de internações e casos.
As autoridades dessas economias adotaram novas restrições de circulação após um período de relaxamento das medidas para combater o vírus.
Com informações ND Online