Notícias de Caçador e Região

Guararapes investe em expansão, em Caçador, e nova planta terá maior capacidade de MDF das Américas

A Guararapes, referência nacional na produção de painéis de MDF, está investindo na implantação de uma nova linha de produção no complexo localizado em Caçador, região central de Santa Catarina. A cidade já conta com uma planta industrial da empresa, que com o novo aporte, ampliará a capacidade instalada em mais 90%, chegando a capacidade nominal de 1,140 milhão m³ / ano em painéis de MDF.

As obras estão previstas para começar no final do primeiro semestre deste ano, e a unidade deverá iniciar suas operações no último trimestre de 2022. Quando iniciar a operação, a terceira linha de produção vai gerar mais de 220 empregos diretos e cerca de 800 indiretos, totalizando a criação de mais de mil postos de trabalho. Além disto, mais de 700 pessoas trabalharão no canteiro de obras, dentro dos mais rigorosos protocolos de higiene e segurança, ampliando o efeito de geração de emprego e renda na região.

Com esta expansão, a Guararapes se consolida entre os maiores produtores de painéis de madeira da América Latina. “A ampliação irá aportar ao País uma das mais modernas plantas do mundo, altamente produtiva, sustentável e com equipamentos de última geração como um scanner para verificar a qualidade superficial dos painéis e um inovador sistema em que a umidade natural da madeira é reaproveitada, através de um evaporador, para geração de vapor, em circuito fechado, sem emissão de efluentes”, comenta Ricardo Pedroso, CEO da Guararapes. Para a implantação da nova linha, foi contratada a empresa alemã Siempelkamp, além de outros fornecedores europeus como Vyncke, Wemhöener, Valmet e Schrader, referências mundiais na fabricação de equipamentos ligados a instalações fabris de vanguarda e alta competitividade.

Pandemia

Segundo Pedroso, 2020 foi um ano recorde para a companhia. “Com a pandemia, os brasileiros mudaram os hábitos e investiram na compra de móveis e isso refletiu direta e positivamente na performance da empresa. Com a expansão, conseguiremos atender essa crescente demanda com mais agilidade, flexibilidade e muita tecnologia”.

De acordo com a IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), entidade que representa o setor, o mercado doméstico de painéis de MDF cresceu 9,3% de 2019 para 2020, passando 3,893 milhões de m³ para 4,257 milhões de m³.

As exportações do setor também cresceram: 5,9%, passando de 1,025 para 1,085 mil m³. “A Guararapes é uma das maiores exportadoras de compensados e MDF do Brasil. Nós fornecemos para todos os continentes, e já são mais de 60 países contando com nossos produtos”, afirma Pedroso.

Produção sustentável

Os resíduos da madeira utilizada no processo de fabricação do compensado tornam-se matéria-prima na produção do MDF, o que resulta em qualidade e sustentabilidade no que se refere à economia de recursos e respeito à natureza. A Guararapes já é reconhecida no mercado pelo seu comprometimento com o meio ambiente, possui certificação FSC® – Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal), que atesta que a madeira utilizada na fabricação dos produtos é proveniente de florestas manejadas de forma ambientalmente adequada.

Sobre a Guararapes

A Guararapes é referência nacional na produção de painéis de MDF e compensados, e uma das maiores exportadoras da América Latina. Com mais de 35 anos de história, a companhia possui três unidades fabris localizadas em Caçador (SC), Santa Cecília (SC) e Palmas (PR), com capacidade de produção de mais de 600 mil m³/ano de MDF e 350 mil m³/ano de compensados. Atualmente, comercializa seus produtos para todo o território nacional e exporta para mais de 60 países, com garantia de qualidade para atender aos mais exigentes mercados dentro e fora do Brasil. Entre os produtos comercializados estão MDFs decorativos, cores básicas e cru (standard), e compensados estruturais e não-estruturais. Desde 2015, a marca utiliza no MDF decorativo a tecnologia exclusiva NanoxClean®, de ação vitalícia, que elimina bactérias, vírus e outros microrganismos das superfícies. Detém diversas certificações internacionais, como o selo FSC® – Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal), que destaca seu compromisso com um manejo florestal ambientalmente correto, socialmente benéfico e economicamente viável. Saiba mais em www.guararapes.com.br.

Veja Também

Comentários estão fechados.