A equipe de Estratégia Saúde da Família no bairro Nossa Senhora Salete lançou esta semana um novo projeto junto ao Grupo Hiperdia (hipertensos e diabéticos) através da parceria já existente entre a Prefeitura de Caçador e a Uniarp na produção de plantas medicinais no Horto Municipal.
A médica Idania Julio Ribeiro explica que no dia do encontro foi apresentado aos cidadãos que participam do Grupo Hiperdia, o sal verde, sendo um composto de plantas medicinais que pode ser utilizado como tempero em substituição ao sal de cozinha ou demais temperos prontos, trazendo mais benefícios à saúde principalmente para quem sofre de hipertensão ou diabetes.
“Também foi falado sobre a parceria da Prefeitura de Caçador com a Farmácia Verde da Uniarp para prescrição de alguns chás. As plantas são produzidas no Horto Municipal sob responsabilidade de Alcides de Almeida (Ringo) que esteve presente no nosso encontro também realizando a distribuição de plantas para os cidadãos. A intenção é explicar que tipo de ervas as pessoas podem estar utilizando de maneira medicinal, como devem ser preparadas e os riscos do preparo incorreto, tudo isso para melhorar a saúde, devolver o autocuidado e resgatar um pouco desta prática do uso de plantas e seus benefícios”, declara Idania.
A secretária municipal de Saúde, Roselaine de Almeida Périco, ressalta que a iniciativa da equipe na Unidade de Saúde do bairro Nossa Senhora Salete, foi de apresentar a todos como as plantas podem ser utilizadas como medicação e também como temperos naturais, sendo esta uma forma de buscar um trabalho preventivo para as pessoas e não apenas curativo, antecipando os problemas e melhorando a vida de todos, neste caso com uma alimentação mais saudável.
“As plantas podem ser produzidas em casa e com pouco espaço utilizando as chamadas hortas verticais, tendo sempre em casa plantas medicinais tanto para tratamentos quanto para temperos mais saudáveis e com baixo custo”, define a secretária.