Um grande projeto da Prefeitura de Caçador vai levar ensino integral para mais 7 escolas municipais. O objetivo é ampliar para cerca de 40% os alunos atendidos durante o dia todo, números que ultrapassam os 3.500 estudantes das escolas mantidas pela Prefeitura.
“Ou seja: os alunos entram na escola às 7h30 e ficam até às 17h, recebendo cinco refeições por dia, todo o conteúdo curricular básico e outras atividades adaptadas de acordo com a necessidade de ensino”, explicou o prefeito Saulo Sperotto.
Atualmente, as creches e a escola do Castelhano têm ensino integral. Já, a partir de 2022, serão incluídas na lista as escolas: Alcides Tombini (alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais); Esperança (100% integral); Hilda Granemann de Souza – CAIC (Educação Infantil e Anos Iniciais); Maria Luiza Barbosa (Educação Infantil e os 1º, 2º e 5º anos); Morada do Sol (Educação Infantil e anos Iniciais) e Marcos Olsen (Educação Infantil); e a escola Ulysses Guimarães (Educação Infantil, até o 6º ano).
Serão contratados dezenas de novos profissionais e ampliada a merenda, com investimentos anuais que ultrapassam R$ 8,3 milhões, somente para estes novos serviços.
“O projeto para implantarmos a educação em tempo integral nas escolas municipais iniciou há muito tempo, no nosso mandato passado, quando realizamos a construção de novas salas de aula e preparamos o ambiente escolar”, revelou o prefeito Saulo.
Segundo “O Plano Nacional de Educação”, até 2024, deve-se oferecer o ensino integral, em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos(as) alunos(as) da Educação Básica.
Entretanto, o objetivo da Prefeitura é alcançar um percentual de 80% a 90% da rede municipal em ensino integral, até 2024. “Além destas escolas já listadas, no segundo semestre de 2022, após algumas adaptações, estaremos incluindo algumas outras nesta modalidade de ensino para atingirmos nosso objetivo em 2024”, enfatiza a secretária de Educação, Lenira Carneiro.
Como irá funcionar o ensino integral?
O ensino integral será dividido em dois períodos, sendo um período o currículo da grade regular e no outro, a grade será adaptada de acordo com a necessidade da unidade de ensino, podendo ser realizadas diversas atividades, como: oficina de sustentabilidade, línguas, de educação alimentar, atividades artísticas, artesanato, teatro, psicomotricidade (para os alunos da educação Infantil de quatro a cinco anos e o 1º ano) tecnologias, jogos lógicos e lúdicos, literatura e musicalidade infantil.
Além das práticas esportivas, que inclui atletismo, badminton, basquete, capoeira, dança, futsal, handebol, judô, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez.,
“Não vamos apenas ampliar o tempo de permanência das nossas crianças na escola. Vamos proporcionar atividades e educação com excelência para darmos mais qualidade de vida a elas e às suas famílias”, finalizou o prefeito Saulo.