Notícias de Caçador e Região

Governo proíbe Oktoberfest logo após ser anunciada pelo Beto Carrero

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina determinou na sexta-feira (2) que o Beto Carrero World suspenda uma Oktoberfest que estava prevista para outubro no parque temático de Penha, no Litoral Norte do estado. Para a Superintendência de Vigilância em Saúde, há possibilidade de as pessoas se aglomerarem no evento, o que poderia contribuir para transmissão do coronavírus e aumento do número de casos da doença.

Além da suspensão pela vigilância sanitária, a Promotoria de Justiça de Balneário Piçarras também entrou com uma ação judicial na sexta-feira (2) para cancelamento do evento. Durante a semana, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) havia instaurado uma notícia de fato para apurar a situação e pediu explicações ao parque.

Penha tem 1.052 casos diagnosticados e 21 mortes por Covid-19, segundo o boletim divulgado pelo governo neste sábado (3). A cidade está na região da Foz do Rio Itajaí, que tem risco alto para o coronavírus. Este é o segundo mais grave na classificação do mapa de risco do governo, que tem quatro níveis. Nessas áreas, que atualmente são cinco de 16 regiões de saúde em Santa Catarina, eventos são permitidos, seguindo uma série de restrições.

Mas segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, mesmo com a portaria que permite eventos em áreas de alto risco, as pessoas poderiam se aglomerar no local e, por isso foi, determinada a suspensão.

“Tal evento contraria as portarias vigentes. Há o entendimento que a aglomeração de público que o evento proporcionará, poderá facilitar a disseminação do vírus e o consequente aumento de casos, tanto na região como em outros lugares, já que o público participante viria de diversas cidades”, disse a SES em nota.

A Oktoberfest é conhecida no país pela festa realizada todos os anos em outubro em Blumenau, no Vale do Itajaí. O evento conta com bandas e gastronomia típicas reunindo centenas de pessoas todos os anos e com milhares de litros de chope consumidos. Em 2020 a prefeitura de Blumenau cancelou a Oktober por causa da pandemia do novo coronavírus.

Veja Também

Comentários estão fechados.