O governo de Santa Catarina confirmou hoje (12) oficialmente que no mês de julho efetuará o pagamento de apenas 25% do 13º salário dos servidores públicos. A alegação é de que a crise financeira impedirá de efetuar o crédito de metade da gratificação natalina.
Os outros 25% deverão ser pagos em agosto ou setembro, a depender do comportamento da arrecadação. A segunda metade só em dezembro.
O comunicado divulgado pelo Centro Administrativo tem o seguinte teor:
“Mesmo diante das dificuldades financeiras do Estado, agravadas em virtude da paralisação dos caminhoneiros no mês de maio e da dívida pública, o Governo do Estado confirmou, nesta quinta-feira,12, a antecipação da primeira parcela da gratificação natalina aos funcionários públicos do Estado, no próximo dia 25 de julho.
O valor antecipado representará 25% da gratificação. O restante será dividido em mais duas parcelas de 25% e 50%, a serem pagas até o final do ano.
Para o Governo, diante do atual cenário financeiro, a antecipação representa uma conquista importante, resultado de medidas de contenção de despesas e controle absoluto dos gastos públicos. A antecipação também estimula e aquece a economia do estado.”