Lula assinou também medida provisória que cria a Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul
O Governo Federal anunciou na tarde desta quarta-feira, dia 15, que vai repassar um auxílio de R$ 5,1 mil, além da reposição de casas para as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. O comunicado foi feito durante reunião com representantes dos Três Poderes e autoridades do governo e de municípios do Rio Grande do Sul, após visita do presidente Lula ao abrigo instalado na Unisinos, em São Leopoldo (RS).
O ministro da Casa Civil anunciou compromisso de repor a moradia para cada família que tiver perdido a casa. Informou ainda o pagamento, por meio da Caixa Federal, de um vale reconstrução de R$ 5,1 mil para as pessoas que comprovarem a perda de pertences, como roupas, móveis e eletrodomésticos.
Outra providência tomada será a antecipação da restituição do Imposto de Renda para todos os contribuintes que já entregaram a declaração no Rio Grande do Sul.
Lula assinou também medida provisória que cria a Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. O órgão terá status de ministério e será chefiado por Paulo Pimenta, atual ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Pimenta coordenará as ações dos ministérios que já estão e seguirão trabalhando no estado, além da relação do poder executivo federal com os poderes locais, do governo do estado às prefeituras. Isso porque grande parte das ações de reconstrução passarão pelo mapeamento das necessidades feitas pelas autoridades locais.
De acordo com os dados divulgados pela Defesa Civil nesta quarta-feira, dia 15, até o momento foram registradas 149 mortes e 108 desaparecidos. Em todo o território gaúcho, 2.131.968 pessoas foram afetadas pelas enchentes, sendo que 538.245 estão desalojadas e 76.580 em abrigos. Ao todo, 449 municípios foram atingidos.