Notícias de Caçador e Região

Governadores pedem aceleração na entrega de vacinas contra Covid-19

Nesta terça-feira (13), o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (sem partido), participou de uma reunião virtual do Fórum Nacional de Governadores com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O assunto do encontro foi o pedido para acelerar a entrega de doses da vacina contra a Covid-19.

Os governadores solicitaram a aceleração na entrega das doses, para viabilizar o término da vacinação populacional o quanto antes.

“Fizemos esse apelo para que possamos concluir a imunização da população adulta e começar a vacinar também os adolescentes. A única forma de controlar definitivamente a pandemia de Covid-19 é dessa forma. Os governadores estão unidos em torno de desse tema e foi isso que relatamos ao ministro”, disse Carlos Moisés.

Além disso, a antecipação da segunda dose da vacina Astrazeneca, o retorno das aulas em todo o País e o tratamento pós-Covid para quem sofreu sequelas por conta da doença também foram discutidos.

Segundo Moisés, o ministro se comprometeu de dar retorno sobre as demandas apresentadas assim que conversar com a área técnica responsável da situação.

Fiocruz não cumpre prazo de entrega de 100 milhões de doses da vacina

Em contrapartida da aceleração da vacinação, a entrega de 100 milhões de doses da vacina Astrazeneca contra a Covid-19 não será feita até o final do mês de julho, como prometido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) ao Programa Nacional de Imunização.

Apesar disso, fundação disse à Agência Reuters que o compromisso de encerrar o ano com 200 milhões de doses entregues, e de enviar mais 180 milhões de doses do imunizante em 2022, ainda será cumprido.

Até o momento, segundo dados do Ministério da Saúde, foram entregues 69,9 milhões de doses do imunizante, sendo 65,9 milhões envasadas no Brasil pela Fiocruz e 4 milhões importadas prontas da Índia.

Vacinação em Santa Catarina

Na última segunda-feira (12), Santa Catarina alcançou a marca de 4.053.734 de doses das vacinas contra a Covid-19 aplicadas em todo o Estado.

Os dados apontam 3.051.017 pessoas vacinadas com a primeira dose, o que representa 54,7% de cobertura vacinal da população alvo (acima dos 18 anos), e 18% de cobertura na soma entre segunda dose e dose única, com 1.002.717 doses aplicadas até as 16h do mesmo dia.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.