O governador Jorginho Mello autorizou nesta quinta-feira, 22, o repasse de R$ 5,5 milhões para investimentos no Aeroporto Carlos Alberto da Costa Neves, de Caçador. O convênio com o município foi assinado durante o Programa Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você, em Videira, com a participação de prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp).
“Estamos investindo para melhorar a estrutura dos nossos aeroportos. Toda a sociedade catarinense ganha com esse tipo de ação. Essas melhorias ajudam a economia do Estado ampliando rotas de voos e expandindo a nossa malha aérea”, informou o governador Jorginho Mello.
Os recursos do convênio serão aplicados na execução de reperfilamento da pista. O objetivo é melhorar a qualidade da pista de 1.873 metros de extensão. Esta etapa é de fundamental importância para a manutenção das operações atuais e para o retorno da aviação comercial. Com o término desta obra, o aeroporto já poderá pleitear sua certificação pelo código 3C e receber aeronaves como ATR 72, 737, A319, A320.
“Este é mais um investimento que reforça o objetivo do governador Jorginho Mello que é dar importância e a devida prioridade a este setor que é tão significativo para a economia e a mobilidade das pessoas de Santa Catarina”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.
O Aeroporto de Caçador é explorado de forma direta pelo município de Caçador mediante convênio firmado entre a Secretaria Nacional de Aviação Civil (Minfra) e a Prefeitura de Caçador. Atualmente opera aviação geral, táxi aéreo, transporte de enfermos, serviços de segurança pública, voos executivos, dentre outros. Tem registrado cerca de 250 movimentos mensais, atendendo as regiões do Alto Vale do Rio do Peixe e Região do Meio Oeste Catarinense servindo uma população de aproximadamente 500 mil habitantes.
Outros investimentos
Nos últimos 35 dias, o governador Jorginho Mello já anunciou a retomada das obras no Aeroporto de Forquilhinha, que seguem com cronograma adiantado, investimentos nos Aeroportos de Lages e São Joaquim e também realiza obras no Aeroporto de Dionísio Cerqueira. O objetivo é ter todos os 21 aeroportos em funcionamento até o início de 2024.