Notícias de Caçador e Região

Gilberto Seleme é Cidadão Benemérito de Caçador

A galeria dos Cidadãos Beneméritos de Caçador ganhou mais um ilustre integrante. O empresário Gilberto Seleme foi agraciado com a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo durante Solenidade realizada no Plenário Osvaldo José Gomez. O momento reuniu lideranças políticas e empresariais, familiares, amigos e demais convidados, que puderam conhecer um pouco mais sobre a trajetória de Seleme e enaltecer o seu relevante trabalho em prol da comunidade caçadorense.

 

A condução dos trabalhos foi realizada pelo presidente Moacir D’Agostini, reiterando que a horaria entregue ratifica a vontade coletiva da comunidade caçadorense em reconhecer o papel protagonista de Gilberto Seleme no desenvolvimento do Município.

 

“Essa honraria se reveste de um significado especial que reconhece o valor de quem, como Gilberto Seleme, orgulha a todos nós. Desta forma, reafirmamos a nossa gratidão por tudo quanto fez, faz e fará por essa terra e sua gente”, salienta Moacir D’Agostini.

 

Além do homenageado e a esposa Cristiane Costa Ganz Seleme, formaram a mesa de honra: Alencar Mendes, prefeito de Caçador; Mario Cesar de Aguiar, presidente da Fiesc, e Sérgio Alves, presidente da Facisc, além do diretor do Fórum, juiz de Direito Emerson Citolin.

 

Após apresentação da trajetória pessoal e profissional de Seleme através de vídeo, foi realizada entrega do título e realizadas homenagens de reconhecimento e agradecimento por sua efetiva participação, apoio e cooperação junto ao desenvolvimento de Caçador. Representantes do Hospital Maicé, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Fiesc, Uniarp, Aceias, Bombeiros Voluntários, Sindicato da Madeira, Caçador Atlético Clube e Acic prestaram a sua homenagem.

 

Empreendedorismo, geração de emprego e amor pelas entidades

 

Falando em nome de todos os vereadores, Leandro Sawchuk externou o reconhecimento pelo papel relevante de Gilberto Seleme à comunidade local e o seu legado a Caçador. Segundo ele, através desta homenagem Caçador devolve um pouco daquilo que Gilberto Seleme já fez e faz, e ratifica o seu orgulho em tê-lo como filho desta terra.

 

Fez menção à sua capacidade de liderança e gestão, de empreendedorismo e voluntariado, características herdadas do pai, Elias Seleme, que também foi homenageado pela Câmara com o Título de Cidadão Honorário. “Hoje a família Seleme escreve novamente um capítulo na nossa história, onde pai e filho se identificam outras vez com algo em comum: integram o quadro de personalidades com a maior honraria de Caçador”, completa.

 

Entidades ligadas à indústria enaltecem a biografia de Seleme

 

Entidades como a Facisc e a Fiesc estiverem representadas no evento, enaltecendo a biografia de Gilberto Seleme e a sua participação efetiva para o desenvolvimento social e econômico de Caçador e de Santa Catarina.

 

“Trago em nome da Facisc a nossa gratidão e a alegria de ver o seu exemplo sendo enaltecido nesta noite, e incentivando outras lideranças a se dedicar pelo bem comum da sociedade assim como você faz há tantos anos”, destacou Sérgio Alves.

 

Mario Cezar Aguiar, presidente da Fiesc, enfatizou o papel protagonista de Seleme no cenário catarinense não apenas no setor econômico, mas em áreas estratégicas como saúde e educação, colocando o interesse coletivo em pauta.

 

Fez menção à sua capacidade de liderar e mobilizar pessoas, sendo protagonista no desenvolvimento da região com inovação, buscando competitividade, sem deixar que os desafios como a falta de infraestrutura no estado seja pretexto para a estagnação”, disse.

 

“E essa capacidade vem de berço, espelhado no grande líder Elias Seleme Neto, que em 2003 esta Casa teve a feliz iniciativa de homenageá-lo como Cidadão Honorário. Gilberto seguiu os passos do pai e hoje outras pessoas seguem o seu exemplo”, completou.

 

Poder Judiciário representado

 

O diretor do Fórum da Comarca de Caçador, juiz Emerson Citolin, também esteve presente e congratulou Gilberto Seleme pela honraria. Destacou o papel importante do homenageado na transformação e fortalecimento da UNIARP, usando como exemplo o Curso de Direito, que tem preparado os jovens para exercer a advocacia, tendo o Poder Judiciário como parceiro.

 

Orgulho e admiração da família

 

Falando em nome dos familiares, o filho Gustavo Seleme fez menção ao pai, amigo e empresário Gilberto Seleme, que inspira os que estão à sua volta.

 

“Se o amor de nossa mãe conosco é demonstrado de forma incondicional, ou seja, aquele que transcende todo o comportamento, é completo e puro, é cuidar sem ter medida, o seu é amor condicional. Explico: se reflete em não nos dar apenas o que queremos, mas o que necessitamos para encontrar nosso caminho; não é querer o filho para si, mas prepará-lo para o mundo que vem se abrir. Sua tarefa nunca foi construir os filhos, mas prepará-los para as suas construções”.

 

Lembrou que toda a sua atuação, nas mais diversas áreas da sociedade, foi pautada pela ética, compromisso e responsabilidade, somada a uma incansável dedicação. “Hoje a sociedade reconhece este trabalho, assim como a nossa família, que o admira e se orgulha em ver o quanto o seu legado está presente na construção da sociedade caçadorense”, finalizou.

 

Reconhecimento de todos os caçadorenses

 

O prefeito Alencar Mendes disse em seu discurso que a homenagem entregue pela Câmara de Vereadores ratifica a vontade de mais de 80 mil caçadorenses, que por meio do Legislativo, reconhecem a importância de Gilberto Seleme.

 

Lembrou que a cidade é feita de pessoas, e quanto elas mais forem dedicadas e abnegadas, extrapolando as suas funções, será grande e abençoada. “E nesse sentido, Caçador é abençoada por ter pessoas da extirpe de Gilberto Seleme, por isso tenho certeza que nosso futuro será grandioso pois exemplos já estão plantados, continuam sendo desenvolvidos no presente e tenho certeza que o futuro nos reservas grandes conquistas, a partir de exemplos de trabalho como o seu, Gilberto!

 

“É a segunda certidão que Caçador está me dando”

 

Ao fazer uso da palavra, Gilberto Seleme fez questão de agradecer a todos pela homenagem, destacando que Caçador lhe dá uma segunda certidão de nascimento com a entrega deste título.

 

Compartilhou a homenagem com o setor empresarial, o qual, segundo ele, merece ser homenageado por tudo o que representa.

 

Disse que o empresário deve estar sintonizado com a sua comunidade e, muito mais do que falar, deve fazer. “Em Caçador isso se materializa, pois aqui os empreendedores em vez de discursar dão o exemplo. Essa objetividade é da natureza do empresário. Sem ela, as empresas não sobrevivem. E esse jeito de fazer as coisas, sempre focando nos resultados, acaba transbordando também para as iniciativas sociais nas quais os industriais se envolvem”, frisou.

 

Destacou o seu engajamento com as demandas de Caçador, com inúmeras viagens em nome dos empreendedores locais para buscar recursos e soluções aos problemas enfrentados pelo Município, enfatizando que a sua participação nas atividades da Federação das Indústrias sempre foi primordial para que houvesse êxito, já que é a principal entidade empresarial catarinense.

 

Dentre as conquistas destacou a estrutura do SESI na década de 80, a criação e manutenção da UNIARP, o fortalecimento e a ampliação do Hospital Maicé e o Parque Central, os quais resultam na união e esforço dos empresários com a comunidade.

 

“A ação social do empresário, que é o motivo do nosso encontro desta noite, decorre de uma premissa que não podemos esquecer: uma empresa só prospera se o entorno dela, especialmente as pessoas, se desenvolverem, forem educadas e tiverem saúde. É assim que fomentamos um círculo virtuoso, porque onde tem indústria forte, tem cidadania e tem altos índices de desenvolvimento humano”, completou.

 

Gilberto ainda fez uma homenagem especial ao seu pai, Elias Seleme, Cidadão Honorário de Caçador, e agradecimento à família, através de sua esposa, filhos, noras, netos e demais membros.

 

Encerrou destacando que o compromisso do município com a atividade empresarial é tão forte, que até no hino de Caçador hino foi composto por um industrial: Oswaldo Olsen. “E com um trecho dele me despeço, agradecendo a todos pela atenção: é Caçador capital da indústria, das parreiras e dos pinheirais. Aqui eu vivo, aqui eu trabalho e me orgulho até demais”, finalizou.

Veja Também

Comentários estão fechados.