o menos dois veículos se acidentaram na SC-110 em São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, na manhã desta sexta-feira (21). Segundo os bombeiros, os dois casos ocorreram no mesmo horário e foram causados por gelo na pista. Nesta sexta, a cidade chegou a marcar -2,5ºC.
“Os dois foram por volta das 8h40 perto um do outro, em um trecho de cerca de 300 metros, em uma curva. A geada deixou uma fina camada de gelo na pista e os carros deslizaram”, detalha o soldado Leonardo Albuquerque, que atendeu as ocorrências.
Uma S10 de São Joaquim saiu da pista e capotou. Na sequência, uma caminhonete Ranger do Paraná também saiu da pista, quebrou uma cerca e parou quando bateu em um pinheiro.
Apenas uma ocupante da Ranger precisou ser encaminhada para o hospital, sem ferimentos. Os dois ocupantes da S10 e os quatro da Ranger usavam cinto de segurança, segundo os bombeiros.
Orientação aos motoristas
A orientação da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) é que os motoristas tenham atenção redobrada e reduzam a velocidade nas regiões altas de Santa Catarina, mesmo em locais em que a formação de gelo não é comum.
O trecho da SC-110 onde ocorreu o acidente não tem incidência de sol durante todo o dia e por isso o orvalho e a geada ficam na pista, segundo os bombeiros. “Ali tem sinalização e a orientação é diminuir a velocidade. Nossa região é propícia para esses acidentes”, diz Albuquerque.
Na terça-feira (18) a SC-110 chegou a ficar interditada por duas horas por gelo na pista. Na região, a PMRv tem utilizado sal para derreter o gelo que acumula nas rodovias da região. Entre a segunda (17) e a terça (18) foi utilizada cerca de 1 tonelada de sal.