Com a proposta de incentivar a leitura, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caçador em parceria com a Academia Caçadorense de Letras instalaram há poucos dias na Unidade Básica de Saúde Central e Clínica Materno Infantil, uma geladeira literária, sendo a quarta na cidade e a primeira em uma Unidade de Saúde.
A ideia surgiu da enfermeira Erci Bohrer, que atualmente acompanha os acadêmicos do curso de Enfermagem que realizam estágio de gestão na Unidade de Saúde. “Achamos pertinente colocar uma geladeira neste local onde existe um grande fluxo de pessoas. Os usuários precisam, eventualmente, ficar esperando e está seria uma maneira de se distrair e ao mesmo tempo aprender. O material educativo oferecido pela Secretaria de Saúde ficará a disposição, assim como livros para os mais diferentes gostos. Acreditamos que devido ao diferencial, o público vai ter curiosidade e interesse em realizar a leitura”, concluiu.
A geladeira foi disponibilizada e levada até o local por um dos idealizadores do projeto, Silmar Bohrer, da Academia Caçadorense de Letras. Ele comenta que a leitura é o melhor alimento para as mentes famintas. “Além de realizar atividades entre os escritores a Academia de Letras resolveu implantar atividades culturais, como as geladeiras em locais públicos. A leitura é o alimento mais importante, depois da própria comida, dessa forma, acreditamos estar instigando o hábito nas pessoas”, destaca.