Notícias de Caçador e Região

Geada na Serra e calor de 32°C: SC tem extremos no tempo desta quinta-feira

O sol volta a marcar presença, e brilhar no céu em Santa Catarina nesta quinta-feira (5). Essa condição ocorre, devido à atuação de uma massa de ar seco que atua sobre o Estado e deixa o dia com pouca nebulosidade e predomínio de sol.

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, nas primeiras horas da manhã, houve o registro de geada em Bom Jardim da Serra, na localidade de Rio Capivaras.

Abaixo as mínimas registradas no Topo da Serra com formação de geada no amanhecer desta quinta-feira.

0,5°C Bom Jardim da Serra;

0,0°C São Joaquim;

1,9°C Painel;

2,4°C Urupema;

3,1°C Urubici;

4,3°C Vargem Bonita.

Já, em localidades do Litoral catarinense, segundo a Defesa Civil do Estado, haverá uma maior presença de nuvens, por conta da umidade que vem do mar em direção ao continente.

À tarde, faz calor, com as temperaturas máximas chegando aos 26°C no Planalto Sul, 27 a 32°C no Grande Oeste e de 25 a 28°C nas demais regiões. A Defesa Civil alerta, ainda, para a possibilidade de umidade relativa do ar ficar a baixo dos 35% no período da tarde.

Essa condição deve ocorrer em regiões específicas do Estado como, o Grande Oeste e o Planalto Sul do Estado. O alerta informa ainda que existe um risco baixo para ocorrências associadas, como desidratação e dores de cabeça.

Condição do vento e do mar

A quinta-feira será com ventos de direção Sudeste, com fraca a moderada intensidade e podendo haver rajadas ocasionais.

No mar, ondas com direção Leste a Sudeste e altura de 1 a 1,5 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondulações com direção Leste e altura de 1 m.

Tendência para os próximos dias

Ao longo desta sexta-feira (6), a massa de ar seco segue atuando em Santa Catarina. Essa condição favorece o predomínio de sol com poucas nuvens no Estado e também a possibilidade de geada em pontos isolados da Serra catarinense.

Já em localidades do Litoral do Estado, no final do dia, há possibilidade de chuvisco ou chuva fraca e bem isolada devido à umidade que vem do mar em direção ao continente.

Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 4°C na Serra, de 15 a 21°C no Litoral, Baixo e Médio Vale do Itajaí e de 8 a 14°C nas demais áreas. Na parte da tarde, as máximas variam de 27 a 33°C no Grande Oeste, chegam aos 27°C no Planalto Sul e entre 25 a 28°Cnas demais regiões.

Condição do tempo para o final de semana

No sábado (6), Santa Catarina continua com a atuação de uma massa de ar seco. Essa condição favorece a presença de sol com poucas nuvens no Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí.

Já no litoral e áreas próximas, os ventos úmidos vindos do mar favorecem a presença de nuvens com chance de chuva fraca e bem isolada.

Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 6°C na Serra, 16 a 22°C no Litoral e Vale do Itajaí, e de 9 a 15°C nas demais áreas. Já na parte da tarde, as máximas variam de 28 a 34°C no Grande Oeste, chegam aos 27°C no Litoral, Baixo e Médio Vale e entre 23 a 26°C nas demais regiões.

No domingo (8) e segunda-feira (9) o sistema de alta pressão segue favorecendo dias com sol a algumas nuvens e chance de chuva fraca e isolada em localidades do Litoral do Estado.

Nas demais áreas predomina de Santa Catarina, a condição é de sol e poucas nuvens. No período da tarde, pode ocorrer pancadas de chuva bem isoladas, mal distribuídas e rápidas por conta do calor, com temperaturas máximas de 28 a 35°C no Grande Oeste e de 25 a 29°C nas demais áreas.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.