Search
Close this search box.

Fumaça preta sinaliza: Papa Francisco ainda não tem sucessor escolhido no conclave

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Conclave

As votações do conclave seguem nesta quinta-feira, seguindo o cronograma divulgado pelo Vaticano

A primeira fumaça emanou da chaminé da Capela Sistina na tarde desta quarta-feira (7), no Vaticano, onde os cardeais eleitores estão reunidos em conclave para escolher o novo Papa. Conforme as expectativas, a fumaça que ascendeu aos céus foi preta, indicando que o sucessor do Papa Francisco ainda não foi definido.

O processo de votação, que reúne 133 cardeais de diversas partes do mundo, tem uma previsão de durar entre dois e três dias. Para que um novo pontífice seja eleito, é necessário que um dos candidatos obtenha o apoio de, no mínimo, 89 votos, o que corresponde a dois terços do total de eleitores.

As votações do conclave terão continuidade a partir desta quinta-feira (8), seguindo o cronograma divulgado pelo Vaticano (horários de Brasília):

  • Por volta das 5h30: Primeira votação do segundo dia. Caso o novo Papa seja escolhido, a fumaça será branca. Caso contrário, não haverá fumaça.
  • Por volta das 7h: Segunda rodada de votação do dia. A fumaça branca indicará a eleição do Papa, enquanto a fumaça preta sinalizará que a votação não obteve sucesso.
  • Por volta das 12h30: Terceira rodada de votação do dia. Fumaça branca para Papa eleito, ausência de fumaça em caso contrário.
  • Por volta das 14h: Quarta rodada de votação do dia. Fumaça branca para eleição papal, fumaça preta se a votação não for conclusiva.

As sessões de votação do conclave ocorrem diariamente, com duas rodadas pela manhã e duas à tarde. Caso nenhum candidato alcance a maioria necessária após três dias de votação, o conclave é temporariamente suspenso por um período máximo de um dia, dedicado à oração, discussões livres entre os cardeais e uma breve exortação espiritual.

Após essa pausa, as votações são retomadas. Se, após sete escrutínios adicionais, a eleição ainda não tiver ocorrido, há outra pausa para oração, conversação e exortação, seguida por mais sete escrutínios. Esse ciclo de votações e pausas se repete.

Em um cenário de impasse prolongado, após um máximo de sete escrutínios na etapa seguinte, um dia é reservado para oração, reflexão e diálogo. Nas votações subsequentes, a escolha se restringe aos dois cardeais que obtiveram o maior número de votos no escrutínio anterior. Mesmo nessa fase final, é necessária uma maioria qualificada de dois terços dos cardeais presentes e votantes, sendo que os dois cardeais concorrentes não podem votar em si mesmos.

O mundo acompanha atentamente a fumaça que emana da Capela Sistina, aguardando o sinal branco que anunciará o nome do novo líder da Igreja Católica.

LEIA MAIS 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp