Notícias de Caçador e Região

Fumaça de incêndios da Austrália chega em Santa Catarina?

Nos últimos dias uma série de incêndios vem tomando conta da Austrália. Um dos motivos é um forte calor que o país vem tendo. Para vocês terem ideia, no último sábado a temperatura chegou a 48,9°C em Sidney. A maior temperatura da história da cidade.

Os incêndios são tão intensos que formam nuvens de grande desenvolvimento vertical, ou seja, nuvens que vão a quilômetros de altura. Nuvens que chamamos de Pirocumulus. Nuvens que aparecem numa erupção vulcânica, por exemplo.

Ventos em altitude

Acontece que ao chegar numa altura de 5 a 10 mil metros essa fumaça é levada por ventos que sopram de Oeste para Leste. A ilustração abaixo mostra o “caminho” que este vento vem fazendo nos últimos dias.

Observem que ele atravessa todo o oceano pacífico – algo em torno de 12 mil quilômetros de distância – trazendo a fumaça até a América do Sul

As cores indicam a velocidade do vento. Vejam a parte mais do azul para o roxo. É uma onda que vem da Austrália até a América do Sul, sobretudo Chile, Uruguai e Argentina.

RIO GRANDE DO SUL COM FUMAÇA

Nesta manhã de terça, a fumaça entrou no Brasil. No Estado vizinho do Rio Grande do Sul a fumaça apareceu em parte do Estado. Tom de amarelo que aparece em uma das imagens de satélite da manhã de hoje.

FUMAÇA EM SANTA CATARINA?

Para responder essa pergunta precisamos saber a que altura essa fumaça está. Depois ver a posição do vento nesta altitude. Abaixo temos a previsão desse vento para amanhã.

Da pra ver que este vento (roxo para o branco) que vem da Austrália fica bem na divisa com o RS, ou seja, principalmente no Estado vizinho. Aqui em SC temos uma outra corrente de vento (mais amarelo para o vermelho) que vem mais do Norte do Chile.

Portanto, há condições dessa fumaça chegar no nosso Estado, mas principalmente nas cidades próximas do RS.

O QUE PODERÁ OCORRER?

Como a fumaça está a uma altitude grande, não traz grandes influências para as pessoas. Provavelmente nos próximos dias algumas cidades tenham amanhecer e/ou anoitecer mais alaranjado. Esta deverá ser a principal mudança.

Com informações NSC Total 

 

Veja Também

Comentários estão fechados.