Notícias de Caçador e Região

Frio atípico: SC segue com temperaturas baixas e até alerta de geada

Mais um amanhecer congelante foi registrado em Santa Catarina nesta quinta-feira (3). Faltando cerca de 48 dias para a chegada do verão, o Estado enfrenta uma massa de ar frio que contribui para o declínio das temperaturas e traz uma sensação de inverno fora de época.

Nas últimas seis horas, conforme a Defesa Civil, os termômetros  de Urupema, na Serra catarinense, registraram -1.6 °C, a temperatura mais baixa em todo o Estado.

Ainda conforme o boletim da Defesa Civil, o sol aparece entre poucas nuvens nas regiões do Oeste, Planaltos e Vale do Itajaí. Nas regiões litorâneas, devido a uma circulação marítima, não se descarta a possibilidade de chuvas fracas e isoladas durante o dia.

A Epagri/Ciram informa, ainda, que a temperatura tende a se elevar durante o dia, mas não descarta possibilidade de geada nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul no amanhecer.

As temperaturas mínimas ficam em torno dos 0 °C no Planalto Sul, podendo apresentar temperaturas negativas na região da Serra catarinense. No Meio-Oeste, as temperaturas mínimas oscilam entre 3 e 5 °C. Nas regiões litorâneas as mínimas ficam em torno de 17 °C e variam de 6 a 9 °C nas demais regiões de Santa Catarina.

Na sexta-feira (4), mesmo com a atuação da massa de ar frio que persiste em Santa Catarina, as temperaturas começam a se elevar gradualmente.

O sol deve aparecer em boa parte do Estado, com exceção do Litoral, onde não se descarta a possibilidade de chuva fraca ocasionado pelo transpor de umidade do oceano para o continente.

As temperaturas ao amanhecer variam entre 6 e 9 °C do extremo Oeste aos Planaltos, Médio e Alto Vale do Itajaí, podendo ficar abaixo dos 5 °C na Serra. Na parte da tarde, as máximas variam entre 17 e 20 °C nas áreas mais altas do Estado, enquanto nas demais regiões em torno de 21 e 23 °C.

Previsão para o final de semana

Para o final de semana, no sábado (5), o tempo segue com predomínio de sol em Santa Catarina. A Epagri/Ciram, informa que devido à presença de uma circulação marítima, há chance de chuva isolada apenas nas regiões litorâneas.

As temperaturas seguem abaixo da média para a estação,  ficando em torno de 6 °C nas áreas mais elevadas do Estado. No grande Oeste e Vale do Itajaí as mínimas ficam entre 7 e 9 °C  e nas regiões litorâneas variam entre 12 e 15 °C.

Durante a tarde, nas áreas mais elevadas de Santa Catarina, as temperaturas oscilam entre 17 e 20 °C e nas demais regiões entre 21 e 23 °C, podendo chegar a 25º nas cidades do Oeste e Extremo Oeste que fazem divisa com o Rio Grande do Sul.

No domingo (6) e segunda-feira (7), com a massa de ar frio perdendo intensidade, o tempo segue mantendo uma sensação de frio nas primeiras horas do dia, especialmente nas regiões dos Planaltos e Meio-Oeste. Durante as tarde as temperaturas se elevam gradativamente, as máximas apontam 24 °C no Extremo Oeste, Oeste, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.