A chuva volta deixar Santa Catarina em alerta, nesta sexta-feira (27). Há risco de temporais, com raios, rajadas de vento e granizo. A instabilidade, que deve começar pelo Extremo Oeste, avançará para as demais regiões, conforme a Defesa Civil.
O meteorologista do órgão estadual, Caio Guerra, explica que a condição de tempo instável em Santa Catarina ganha força por conta da formação de uma frente fria e o desenvolvimento de um ciclone extratropical no centro do oceano.
Guerra informa que o risco é considerado alto para ocorrências devido a chuva intensa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Os temporais também podem provocar destelhamentos e quedas de árvores, principalmente na região do Grande Oeste.
A instabilidade, que deve começar ainda pela manhã desta sexta-feira na região do Extremo-Oeste, avança para as demais regiões entre a tarde e madrugada de sábado (28).
Chuva volumosa com risco muito alto para alagamentos
Para o sábado, todas as regiões de Santa Catarina devem registrar chuva intensa, com risco de temporais. “O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva intensa e volumosa, como alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos”, informa a previsão do meteorologista.
São esperadas rajadas de vento de até 60 km/h. Além disso, o mar deve ficar agitado, podendo registrar ondas de até 2,5 metros de altura, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. Já domingo (29) as ondas podem chegar a 3 metros no Litoral Sul.
A instabilidade começa perder a força, no domingo, mas o Estado ainda deve ter chuva fraca ao amanhecer, principalmente em municípios que fazem divisa com o Paraná. Já entre a tarde e noite deve ter temporais isolados do Extremo-Oeste aos Planaltos.
O risco segue alto para alagamentos e inundações, por conta do acumulado de chuva. Conforme alerta da Defesa Civil, emitido na quinta-feira (26), Santa Catarina deve registrar volumes de chuva bastante expressivos nos próximos dias.
O acumulado pode variar entre 150 e 200 mm em áreas do Grande Oeste. Já no Meio-Oeste e Planalto Sul são esperados entre 130 e 170 mm.
No Alto Vale do Itajaí, Planalto Norte, Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul o acumulado deve ser de 80 a 130 mm. Já no Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí, os acumulados ficam entre 50 e 90 mm, segundo o órgão estadual.
Com informações ND Mais