Frente fria traz riscos de ocorrências em Santa Catarina
A manhã desta quinta-feira (23) é marcada por tempo instável em todas as regiões de Santa Catarina. Na Grande Florianópolis, além do tempo nublado, o vento “soprava forte” por volta das 7h.
Conforme a Defesa Civil do Estado, as instabilidades estão relacionadas com a atuação de uma frente fria combinada a um sistema de baixa pressão. Essa condição apresenta os ingredientes certos para a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados em todas as regiões.
A pasta aponta ainda que o risco para ocorrências meteorológicas por causa das chuvas em Santa Catarina é moderado a pontualmente alto. As ocorrências incluem destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.
Conforme um alerta emitido pela Defesa Civil às 9h desta quinta-feira, Santa Catarina pode contar com temporais acompanhados de chuva intensa, vendaval e eventual queda de granizo. As áreas em laranja no mapa abaixo seguem com risco alto para ocorrências meteorológicas.
A pasta alerta ainda que as instabilidades devem ocorrer entre a tarde e a noite, começando pelo Extremo-Oeste e se estendendo ao Norte do Estado. Já na divisa com o Rio Grande do Sul, partes do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, os temporais devem ser pontuais.
Os volumes de chuva variam de 40 mm a 70 mm do Extremo-Oeste ao Norte de Santa Catarina. Nas outras áreas do Estado, a precipitação deve variar de 20 mm a 40mm. O alerta teve início às 8h desta quinta-feira e se mantém ativo até as 23h59.
Os ventos sopram do quadrante Sul em Santa Catarina, com rajadas que podem ultrapassar os 50 km/h na região do Litoral catarinense. Com relação às temperaturas, por causa da nebulosidade as máximas ficam amenas, não passando dos 24°C em todas as regiões.
Na sexta-feira (24), a frente fria avança lentamente por Santa Catarina e ainda provoca chuvas fracas nas regiões de divisa com o Paraná. Contudo, uma massa de ar seco progride pela área de divisa com o Rio Grande do Sul ao longo do dia e deixa o tempo firme em boa parte do Estado.
As temperaturas são amenas no amanhecer e devem ficar abaixo dos 10°C na Serra, entre 12°C e 15°C no restante dos Planaltos, e entre 16°C e 20°C nas demais regiões.
Durante a tarde, por causa da maior cobertura de nuvens, as máximas não passam dos 16°C no Planalto Norte e parte do Grande Oeste e Litoral Norte. Nas demais regiões, as máximas oscilam entre 21°C e 25°C.
Fim de semana com tempo nublado na maioria das regiões do Estado
No sábado (25), a condição meteorológica é de tempo nublado na maioria das regiões de Santa Catarina. Conforme a Defesa Civil, no Litoral Norte, devido à maior disponibilidade de umidade, há possibilidade de ocorrência de chuvas fracas.
Ainda, a pasta informa que entre a região dos Planaltos e Litoral Sul, o sol predomina entre poucas nuvens em função da massa de ar frio e seco que atua sobre a região.
As temperaturas amanhecem relativamente frias em Santa Catarina, com mínimas na casa dos 5°C na Serra catarinense. No Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte, as mínimas variam entre 9°C e 12°C.
No período da tarde, as temperaturas sobem gradativamente e as máximas devem variar entre 20°C e 25°C pelo Estado.
Tendências do tempo para o domingo e segunda-feira
No domingo (26), a condição de tempo nublado predomina em todo o Estado e nas regiões de divisa com o Paraná a possibilidade de pancadas de chuva é maior.
Na segunda-feira (27), um sistema de baixa pressão no Paraguai e o retorno do fluxo de umidade da região amazônica voltam a instabilizar o tempo em Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de temporais com chuva pontualmente intensa, especialmente no Grande Oeste.
Com informações ND Mais