Notícias de Caçador e Região

Forte instabilidade traz chuvas volumosas, raios e granizo a SC

Santa Catarina registra forte instabilidade na atmosfera nesta segunda-feira (12), o que traz risco de chuvas volumosas, raios e granizo até esta terça (13). As regiões em risco de estragos são Grande Oeste, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e norte catarinense.

Segundo a Defesa Civil, o risco para ocorrências associadas aos temporais isolados e à chuva intensa, como alagamentos e deslizamentos, é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa abaixo.

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, uma área de baixa pressão, que está sendo sustentada por uma perturbação nos níveis intermediários da atmosfera, provoca nuvens carregadas. A chuva mais volumosa se concentra no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Vale de Itajaí.

“Não pode ser descartada a formação de alguns temporais, com chuva forte, trovoada, granizo e ventania. A chuva se concentra hoje e amanhã o tempo é bom”, afirma o meteorologista. Esta terça deve ter alternância de sol e muitas nuvens.

Previsão para terça-feira (13)

A terça-feira (13) começa e termina com chuva em Santa Catarina, conforme a Defesa Civil.

A formação de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão entre o Litoral catarinense e do Rio Grande do Sul favorece a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas e temporais isolados, entre a madrugada, amanhecer e final do dia, em todas as regiões do Estado.

A chuva pode ser mais intensa e volumosa no Norte catarinense, com chance de temporais.  O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas à chuva, como alagamentos e deslizamentos.

No amanhecer, as temperaturas mínimas ficam entre 8 e 11°C nos planaltos e Meio-Oeste, variando entre de 12°C a 15°C nas demais regiões. À tarde, as máximas se aproximam de 26°C no Litoral Norte e no Extremo Oeste e variam entre 19°C a 23°C nas demais regiões.

Os ventos de nordeste a noroeste passam para Sul ao longo do dia, de fraco a moderado e com rajadas em torno de 50 km/h, na virada do vento e mais persistentes no Litoral.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.