Dois novos casos de coronavírus foram confirmados neste domingo (15). Os registros são em Florianópolis e em Braço do Norte. Os dados serão atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde na segunda-feira (16). Com isso, Santa Catarina passará a ter sete casos confirmados de coronavírus.
O sexto caso foi em Braço do Norte, de acordo com o Hospital Santa Terezinha, que divulgou nota técnica neste domingo confirmando a informação.
Sem detalhar a identidade do paciente, o hospital informou que o primeiro atendimento foi feito na quinta-feira (12), quando a pessoa deu entrada com sintomas gripais.
Foram seguidos os protocolos e realizados os exames pelo Lacen (Laboratório Central do Estado), que confirmou que o paciente está com coronavírus. No dia anterior, o hospital já havia descartado um caso.
Já o sétimo registro de coronavírus em Santa Catarina foi confirmado pela Prefeitura de Florianópolis horas depois. A nota da Prefeitura explica que a pessoa apresenta sintomas leves e está em isolamento domiciliar. Esta é a terceira vítima de coronavírus em Florianópolis.
A pessoa infectada é uma moradora da Alemanha e veio visitar familiares em Florianópolis, de acordo com Secretaria Municipal de Saúde. Todos estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica. Até o momento, nenhum caso confirmado foi de transmissão direta dentro do município.
Estado atualizará dados
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a informação sobre estes casos não está na plataforma nem lançada na base de dados da Secretaria de Estado da Saúde e, portanto, não são considerados oficiais. A atualização destes registros deve ser feita nesta segunda-feira (16).
No sábado, número havia subido para cinco
No sábado (14), haviam sido atualizados os dados. Naquele momento, o número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina era de cinco pessoas.
A informação foi divulgada durante coletiva do governo do Estado, com a presença do governador Carlos Moisés.
Até aquele momento, os cinco casos de coronavírus já confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde incluíam dois pacientes em Florianópolis, um em Joinville, e agora dois em Rancho Queimado.
Medidas de enfrentamento em SC
Moisés convocou a coletiva de imprensa para detalhar as ações de enfrentamento ao coronavírus em Santa Catarina. A divulgação ocorreu após reunião do Grupo Estadual de Ações Coordenadas (GRAC), instaurado para monitorar e coordenar os trabalhos de controle da doença no Estado.
Entre as medidas anunciadas estão:
- Suspensão de eventos públicos em todo o Estado.
- Recomendação da suspensão de todos os eventos privados no Estado.
- Recomendação de atendimentos online em serviços públicos.
- Suspensão de visitas íntimas no sistema prisional – São mais de 20 mil por mês em todo o Estado, conforme o governo.
- Recomendação de trabalho remoto para idosos.
- Em caso de sintomas da doença, ligar para o número 136 para informações.
- Não procurar hospitais em caso de suspeita (para não aumentar o contágio). Procurar posto de saúde para o primeiro atendimento.Recomendação para que missas e cultos sejam feitos à distância.
Na quinta-feira (12), o governo do Estado instaurou um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) para monitorar a evolução dos casos suspeitos e preparar a rede estadual para atender pacientes.
Com informações ND Online