Até a quinta-feira (01), a temperatura segue o padrão observado em boa parte deste inverno, variando entre amena e até elevada para época do ano no período da tarde. No decorrer da sexta-feira (02), o tempo muda bruscamente com o rápido deslocamento de uma frente fria por SC seguida de uma intensa massa de ar polar.
A semana termina gelada com temperatura próxima de zero grau e negativa com condição de geada ampla nas áreas altas do estado, no fim de semana. No Planalto Sul há possibilidade de neve entre o fim de sexta-feira (02) e início da madrugada de sábado (03). No Litoral também se espera temperatura baixa, com mínimas de 3 a 7°C.
Observação: previsão de mar muito agitado no litoral de SC, na sexta-feira e no sábado.
O frio será tão intenso como o ocorrido entre os dias 04 a 10 de julho de 2019?
Segundo os modelos de previsão numérica, tudo indica que a massa polar atinge o Sul do Brasil com a mesma intensidade registrada em julho, com pressão atmosférica em torno de 1030 hpa (Figura 1). No entanto, desta vez o frio deve ser menos duradouro, devido ao deslocamento da massa de ar frio para o oceano no decorrer domingo (04/08) e segunda-feira (05/08).