A FIESC, através da Vice-Presidência Regional Centro Norte está implantando sete núcleos do programa Atleta do Futuro, envolvendo os municípios de Salto Veloso, Rio das Antas, Porto União, Calmon, Fraiburgo, Lebon Régis e Santa Cecília. Os convênios já estão sendo firmados com as prefeituras.
O objetivo do programa é, por meio do esporte, proporcionar a inclusão social e a integração de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. As atividades, todas de caráter instrutivo e recreativo, trabalham a educação no sentido mais amplo, desenvolvendo valores do esporte como ética, superação, respeito, hábitos saudáveis e autoestima, competências fundamentais para a formação de um profissional bem qualificado.
Diferentemente das tradicionais escolinhas esportivas, o Programa oportuniza o acesso a atividades físicas oferecendo a prática de variadas modalidades esportivas, como atletismo, badminton, basquetebol, hóquei na grama, rúgbi, tênis de campo e voleibol.
O programa irá também estimular a formação esportiva de futuros atletas que possam atuar em equipes de categorias de base de alto rendimento e que, no futuro, poderão compor o quadro de atletas olímpicos do Brasil.
Como funciona
O Programa, que é gratuito, é dividido em três fases: iniciação motora, na qual as crianças menores participam das atividades de maneira lúdica; iniciação pré-desportiva, na qual os alunos aprendem a cada mês uma modalidade diferente; e aprendizagem esportiva, na qual o aluno desenvolve suas aptidões realizando uma prática esportiva específica.
Dentro de cada atividade os professores trabalham valores do esporte por meio de temas transversais como a ética, a superação, o respeito, a saúde e a autoestima. A entidade também oferece o projeto TRY Rugby SC, em parceria com o British Council, para disseminar a prática de rugby no Estado.
O programa, desenvolvido pelo SESI/SC, entidade da FIESC, amplia sua atuação no Estado a partir do mês de agosto. Por meio de uma parceria firmada com o Ministério do Esporte, prefeituras e instituições públicas e privadas, o programa, que receberá o nome de PAF Olímpico, passará a atender 51 mil crianças, equipar e ampliar os 170 núcleos de atendimentos que serão espalhados por 70 cidades no Estado, além de capacitar profissionais do SESI e parceiros que atuam no programa.
Ao SESI compete realizar a capacitação profissional dos professores, além de ofertar o kit com material esportivo para cada modalidade.
Já ao Município parceiro compete disponibilizar espaço para o desenvolvimento das atividades e disponibilizar profissional, formado em Educação Física com registro no Conselho Federal de Educação Física, para ministrar as aulas.