Os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) de 2017 terão futebol feminino em sua programação. A inclusão do gênero na modalidade dos Jasc era um antigo anseio da comunidade esportiva que a Fesporte já havia levado ao então presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Pádua Peixoto Filho, que se mostrara favorável.
Com isso, a Fesporte complementa a oferta por faixa etária para a prática do futebol, e as atletas e equipes de futebol feminino podem dar maior sequência às atividades, que se iniciam no Moleque Bom de Bola, passando pelos Joguinhos Abertos, até chegar aos Jasc, cuja idade inicial é de 16 anos e não se restringe a um limite superior de idade.
“Como órgão gestor do esporte catarinense, a Fesporte dá um importante passo em fomento esportivo, acompanhando a tendência de avanço na modalidade, a exemplo da determinação da Conmebol aos clubes que participarem da Copa Libertadores da América a partir de 2019, que, obrigatoriamente, mantenham uma equipe futebol feminino em seu quadro”, destacou o diretor de esporte da Fesporte, Luciano Heck.