Notícias de Caçador e Região

Famílias que ganharão novas residências possuem atendimento social

Fazendo parte das ações da Prefeitura de Caçador com relação a construção do loteamento Nossa Senhora Salete, onde em breve irão residir 125 famílias em novas unidades habitacionais totalmente gratuitas, em um investimento que chega a R$ 12,7 milhões entre Governo Federal e Município, está em andamento o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), através de empresa Cury Consultoria, contratada por processo licitatório para este fim. Mais de 50% das atividades do Projeto já foram executadas junto as famílias beneficiárias e serviços da municipalidade que estão envolvidos diretamente ou indiretamente com o reassentamento.

trabalho técnico social (6) (1)

A secretária municipal de Assistência Social, Beatriz Ribeiro dos Santos, esteve nesta segunda-feira (20) no escritório da empresa Cury acompanhando o desenvolvimento das etapas do projeto junto ao representante da empresa, Celso Curioni. O trabalho consiste no acompanhamento social dos beneficiários, cadastramento em programas socioassistenciais, palestras, oficinas, encaminhamentos, atendimentos individuais, cursos, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações realizadas, durante o período que antecede a mudança, bem como após a mudança para a nova moradia.

trabalho técnico social (9) (1)

Com a participação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador (IPPUC), prestou-se orientações sobre a otimização do espaço interno da nova residência, com imagens ilustrativas de ampliação da unidade habitacional. Ocorreu também a visitação ao empreendimento, momento em que as famílias conheceram a futura residência, assim como participaram de palestra sobre empreendedorismo com consultor do SEBRAE, além de uma palestra com a equipe do Banco da Família sobre economia doméstica, com distribuição de brindes que incentivam a organização financeira familiar.

trabalho técnico social (10) (1)

Realizou-se a exposição de vídeos e distribuição de material educativo sobre regras de trânsito, contando com a participação da Diretoria de Trânsito Transporte e Segurança de Caçador (Dittesc), sendo esta atividade aplicada nas escolas e ruas próximas das famílias envolvidas no projeto. Foram expostos cartazes explicativos no CRAS Norte, na Unidade de Saúde Nossa Senhora Salete, Escola Municipal Nossa Senhora Salete, Salão da Igreja e Departamento de Habitação da Secretaria de Assistência Social, sobre o conceito de acessibilidade universal, a fim de esclarecer sobre mobilidade de idosos, pessoas com deficiências ou restrições.

trabalho técnico social (12) (1)

De acordo com a assistente social do projeto, Rafaela Vargas, formou-se um grupo representativo, tendo como integrantes usuários do CRAS Norte, grupo de mães/mulheres e idosos e um representante das pessoas com deficiência, visando a inserção dos beneficiários nos serviços públicos disponíveis no município.

trabalho técnico social (14) (1)

“Ainda pelo projeto técnico social tivemos atividades voltadas à área da educação, onde profissionais da Cury Consultoria realizaram reuniões com as escolas que atendem a demanda em questão, a fim de mapearem os casos mais vulneráveis, sobre evasão escolar e adaptação em caso de transferências decorrente a mudança, além de estar prevista uma reunião com as famílias e a participação da Secretaria Municipal de Educação para tratar sobre as vagas prioritárias da creche modelo, bem como orientações do âmbito escolar”, explica Rafaela.

Ainda estão programadas diversas atividades, como palestra sobre Economia Solidária com a participação da Cáritas Diocesana, curso de artesanato e customização para mulheres chefes de família, oficina sobre sexualidade e gravidez na adolescência, turismo ecológico, prevenção de conflitos urbanos, entregas de cartilhas educativas, entre outras.

Além dos órgãos já mencionados, o Projeto de Trabalho Técnico Social conta com a participação Justiça Federal, Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil, Câmara Municipal de Vereadores, CRAS Norte, CREAS, Programa Bolsa Família, Gestão Municipal de Convênios, Celesc, e Colegiado do Conselho Tutelar em algumas etapas do projeto.

O loteamento Nossa Senhora Salete

São 125 unidades habitacionais que estão sendo construídas em um novo loteamento localizado no bairro Nossa Senhora Salete, destinadas de forma gratuita para famílias residentes em áreas de risco em Caçador, como as encostas dos rios e proximidades da linha férrea.

Estas unidades habitacionais possuem 2 (dois) dormitórios, banheiro, sala, cozinha, e área de serviço, com metragem de 40,19m² cada casa e lote de 200m², com infraestrutura básica: rede de água e esgoto, central de tratamento de esgoto, rede de drenagem pluvial, rede de energia elétrica com iluminação pública, passeio para pedestres e pavimentação asfáltica.

Veja Também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.