Arthur Helai Ribeiro, de apenas três anos, está internado no Hospital da Criança, em Chapecó e precisará de várias transfusões de sangue.
Conforme a mãe de Arthur, Franciele Ribeiro, o menino foi internado em 13 de agosto devido a tosse, falta de ar e laringite.
No entanto, no segundo dia de internação, o seu quadro piorou e ele precisou ser entubado e encaminhado para o hospital de Curitibanos.
Os exames diagnosticaram ainda que Arthur estava com uma anemia profunda e por isso ele foi transferido para Chapecó de helicóptero, no dia 17 de agosto.
Franciele detalha que após uma série de exames necessários, o diagnóstico médico apontou que o menino sofre de leucemia.
Arthur já passou por três transfusões de sangue, e vai precisar de mais. Como a responsabilidade de buscar doadores é da família, foi iniciada uma campanha para incentivar a doação de sangue.O tipo sanguíneo necessário é O – .
A família está pedindo encarecidamente que todas as pessoas que puderem sejam doadoras e identifiquem que estão fazendo a doação para Arthur Helai Ribeiro.
Mesmo a prioridade sendo o sangue O- , doadores de outros tipos sanguíneos negativos podem fazer a doação identificada, pois isso também colabora com a família.
Os doadores de tipos sanguineos positivos são orientados a procurar o HEMOSC no mês de Outubro.
Orientações do HEMOSC
O diretor da Unidade, Maicon Bortoluz pede para que as pessoas compareçam em dias alternados.
“Hoje já registramos uma grande procura por doações o que é ótimo, mas, o sangue tem validade e com um volume tão grande de captações no mesmo dia não conseguimos processar todos os componentes presentes no sangue e eles acabam vencendo. Por isso, pedimos que as pessoas continuem comparecendo para doar, mas, que intercalem a vinda no decorrer dos dias da semana, garantindo assim, que todo sangue seja usado como precisa ser”, afirmou Maicon.
Com informações da Rádio Tropical FM