Notícias de Caçador e Região

Falso: Motoristas abandonaram seus carros em protesto contra aumento na Alemanha?

É verdade que os motoristas alemães largaram seus carros nas ruas e avenidas em protesto contra o Governo pelo aumento dos combustíveis?

O texto acompanhado de foto apareceu no Facebook e no WhatsApp na segunda quinzena de novembro de 2017, ganhando muitas curtidas e compartilhamentos. De acordo com o texto amplamente compartilhado, o governo alemão teria subido o preço dos combustíveis, causando uma revolta imediata do povo, que em apenas uma hora abandonou seus carros nas ruas e avenidas, indo a pé para suas casas!

Mais de um milhão de carros abandonados, afirma o texto que ainda diz que o governo teve que voltar atrás e baixar o preço da gasolina. Só então é que os motoristas teriam voltado para os seus carros, mostrando que quando o povo é inteligente os corruptos não conseguem concretizar seus objetivos.

Verdade ou farsa?

No dia 16 de novembro de 2017, uma postagem surgida no Facebook – no perfil de um usuário de Moçambique – começou a se espalhar rapidamente. Na publicação (que teve mais 11 mil compartilhamentos em poucas horas), o moçambicano conta a história de um suposto protesto que teria acontecido na Alemanha, mas não cita nenhuma fonte ou dá alguma informação de quando e onde o fato teria ocorrido!

Outras versões dessa mesma afirmação surgiram também em outras redes sociais, chegando nos grupos do WhatsApp:

A imagem da fanfic

A imagem de vários carros parados em um congestionamento não tem nada a ver com o fato espalhado no Facebook. Trata-se de um mega-engarrafamento que aconteceu em 2012, na cidade de Shenzhen, província de Guangdong (na China).

Conclusão

Não encontramos notícias a respeito dos motoristas alemães que teriam abandonado seus carros nas ruas em protesto contra o aumento dos combustíveis! A foto usada na “notícia” é de um engarrafamento que aconteceu em 2012 na China!

Com informações E-farsas

 

 

Veja Também
Comentários
Loading...