Search
Close this search box.

Exposição sobre história dos caboclos da região Oeste abre no dia 26, em Videira

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O Museu do Vinho Mário de Pellegrin de Videira recebe a partir do próximo dia 26 sua primeira exposição temporária de 2013. A exposição denominada “Casa de chão batido – Representação da história dos caboclos do Oeste de Santa Catarina”, foi produzida pelo Museu Municipal de Pinhalzinho com o apoio do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) e vai ficar em exposição no porão do Museu do Vinho de Videira até o dia 31 de março.

Retratar os costumes e a cultura da etnia cabocla do Oeste Catarinense é o objetivo da exposição, que foi inspirada no Inventário da Cultura Imaterial Cabocla no Oeste de Santa Catarina, publicado pelo Ceom. São apresentados trechos de entrevistas, cantigas, causos, versos e palavras que fazem parte do cotidiano dos caboclos.

O ponto central da mostra é a réplica de uma casa  de 2,50m x 2m, mobiliada de modo simples, com o tradicional chão batido e elementos como chapéu, fogo de chão, ervas medicinais e símbolos relacionados à religiosidade do povo caboclo, buscando retratar o espaço doméstico desse grupo étnico, tal como era até a década de 1960. Anexo à casa, está um pequeno galpão onde são encontradas as ferramentas usadas no trabalho com a terra e a madeira.

A visitação será aberta a escolas e à comunidade a partir de 26 de fevereiro. Para escolas, as aulas temáticas e as oficinas educativas sobre cultura cabocla podem ser agendadas pelo telefone (49)3566-1534.

Serviço:

O que: exposição temporária “Casa de chão batido – Representação da história dos caboclos do Oeste de Santa Catarina”

Quando: 26/02 a 31/03

Onde: Porão do Museu do Vinho, em Videira

Quanto: Gratuito.

Horário de Visitação:

Terça a Sexta-feira: 8h30/12h – 13h17h30

Sábados e domingos: 13h/17h30 – (com permanência até as 18h).

 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp