O caçadorense Paulo Svirski está em Barcelona, na Espanha onde nesta quinta-feira, 17, ocorreu um atentado que deixou 14 mortos e mais de 130 feridos. O hotel onde ele está hospedado fica cerca de 200 metros do local onde ocorreu o atentado. “Toda a rua foi isolada e eu não conseguia chegar ao hotel. Esperei por mais de seis horas para conseguir voltar”, relatou.
Segundo Paulo, o clima é de muita tensão na cidade, visto que houve a informação da ameaça de outro atentado distante cerca de 120 km do primeiro. “As pessoas estavam muito assustadas ontem e os turistas estão com medo de transitar em locais públicos”, disse.
Comoção e homenagem
Ele relatou ainda que a comoção tomou conta de Barcelona nesta sexta-feira, 18. “A rua amanheceu com uma espécie de altar, com muitas flores e pessoas rezando. Há muita homenagens às vítimas. Jornalistas de todo o mundo estão aqui para acompanhar a repercussão dessa tragédia”.
Um vídeo (confira no final da matéria) , feito por ele, mostra pessoas fazendo homenagens às vítimas.
O atentado
Um motorista atropelou vários pedestres em La Rambla, uma das mais movimentadas avenidas da cidade. Uma van branca alugada avançou sobre pessoas que atravessavam a rua.
O grupo jihadista Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque terrorista. Não há brasileiros entre as vítimas, segundo serviços de emergência.
Quatro suspeitos foram presos: 3 marroquinos e 1 espanhol. A Polícia matou 5 suspeitos e abortou o outro ataque ao sul de Barcelona.
Fotos: Paulo Svirski e Jonas Lima