A Polícia Civil prendeu na última sexta-feira (19), em Joinville, dois dos principais suspeitos pelo crime brutal que ceifou as vidas de Agostinho Petry, de 57 anos, e Eliana Maria Stickel Francisco, de 46 anos, em Timbó. Detalhes cedidos pela Polícia Civil ao Tribuna do Povo nesta segunda (22) apontam que o próprio filho e o ex-marido de Eliana estão entre os presos, e teriam sido mandantes do crime.
De acordo com informações apuradas pelo portal Alexandre José, o ex-marido foi identificado como Agenor Manoel Francisco, de 49 anos, e o filho como Maicon Manoel Francisco, de 26 anos.
Em entrevista ao Tribuna do Povo na tarde desta segunda (22), o delegado responsável pela investigação, André Beckmann, explicou que, em primeiro momento, o principal suspeito era apenas o ex-marido. No entanto, ao longo das diligências os investigadores descobriram a participação do próprio filho da vítima. Os dois teriam mandado matar a ex-mulher e mãe Eliana Maria Stickel Francisco, de 46 anos, e o companheiro Agostinho Petry, de 57 anos.
Motivação
O motivo do crime teria sido a ganância por propriedades. Segundo o delegado, Eliane teria pedido a separação com divisão de bens contra o ex-marido. Eles teriam imóveis em Indaial, Presidente Nereu e Joinville. Segundo André, testemunhas informaram que o ex-marido não queria partilhar os bens.
Ainda segundo o delegado, a investigação aponta que pai e filho contrataram dois homens, de 19 a 21 anos, com a finalidade de tirar a vida das vítimas, ou apenas de Eliane. Um dos executores também foi preso na última sexta-feira pela polícia, mas um quarto suspeito está foragido.
Cronologia do crime
Eliane morava em Indaial, e Agostinho tinha um sítio em Timbó. No dia 15 de julho o casal saiu da casa de Eliane e seguiu para o sítio. Uma câmera de segurança flagrou o envolvimento do filho de Eliane, que avisou quando os dois saíram de casa.
“Quando ela sai de casa o filho vai para o meio da rua com o celular na mão”, diz o delegado.
Segundo a polícia, os executores contratador pelo ex-marido e pelo filho chegaram a Timbó ainda na madrugada do dia 15 e se hospedaram em um hotel. Câmeras de segurança flagraram todos os movimentos pela cidade. Entre 12h e 13h, ainda no dia 15, eles se dirigiram para o sítio de Agostinho, onde surpreenderam e mataram o casal brutalmente.
Ex-marido e filho viram os corpos?
De acordo com o delegado, a princípio o ex-marido e o filho não participaram ativamente do crime, tendo encomendado as mortes. No entanto, Eliane já tinha, no passado, registrado B.Os (Boletins de Ocorrência) por violência doméstica contra o ex-marido e o próprio filho.
Em dezembro de 2021 ela inclusive teria instalado câmeras de segurança nos arredores da casa, em Indaial, justamente por ter medo dos familiares.
Relembre o crime
Um crime com requintes de crueldade chocou os moradores de Timbó, no Vale do Itajaí no dia 19 de julho. Um casal foi encontrado pela PM (Polícia Militar) morto e com sinais de extrema violência. O homem foi achado decapitado enquanto a mulher apresentava sérias lesões no crânio.
A polícia foi acionada pelo filho da vítima. O rapaz informou aos policiais que o pai não respondia as mensagens e, por isso, foi até a casa do homem. Chegando lá, ele encontrou o casal morto. A casa, localizada no bairro Araponguinhas, estava com sinais de ter sido revirada.
Cada um foi encontrado em um quarto da casa. Agostinho foi achado amarrado e decapitado. Já Eliana foi encontrada caída no chão, com sérios ferimentos na cabeça e nas costas.
Com informações ND Mais