Estudo da Fundema relata o que os caçadorenses reciclam

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A Prefeitura de Caçador através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema) divulgou nesta semana uma pesquisa que determinou e caracterizou a porcentagem em peso de cada tipo de resíduo gerado nos bairros, linhas rurais e no distrito de Taquara Verde, com o objetivo de entender o que a população caçadorense está reciclando. O estudo faz parte do Plano Municipal Integrado de Gestão de resíduos Sólidos de Caçador e foi desenvolvido pelo estagiário de Engenharia Ambiental, Roger Francisco Ferreira de Campos. 

O estudante realizou a coleta na Cooperativa Cidadania e Meio Ambiente (COOCIMA) no período de 29 de julho a 30 de agosto. Foram analisados 22 bairros e 15 linhas rurais (incluindo o distrito), estes foram divididos em nove setores. Para realização, seguiu-se a técnica integrada de amostragem da NBR 10007/2004, no qual foram retiradas as amostras de três seções (do topo, do meio e da base) da pilha de resíduos transportados pelo caminhão da coleta seletiva, e em seguida colocados em dois tambores de 200 litros, até enchê-los totalmente. A caracterização foi realizada separando os materiais dos tambores em Papel, Papelão, Tetra Pack, Metal, Alumínio, Vidro, Plástico Flexível, Plástico Duro, Pet, Orgânico, Isopor, Eletrônico, Lâmpadas, Pilhas, Rejeito e Sanitário.

Segundo Roger Campos, no período de estudo, a empresa responsável pela operação da coleta seletiva, coletou no município 87.910 Kg de resíduos passiveis de reciclagem. Para saber a quantidade gerada por dia de cada habitante, foram realizados cálculos que estipularam uma quantia de 1,11 Kg por habitante/mês.

O estudo apresentou que 10,98% do material coletado pelo serviço de coleta seletiva não são passiveis de reciclagem. Sendo assim, Roger Campos explica que “para Caçador se tornar uma cidade modelo em reciclagem esse valor deve ser reduzido a zero, sendo que com maior destinação correta de resíduos, maior será a geração per capta do município, assim podendo competir com as cidades que são destaques em reciclagem”. 

O estudo

Roger avaliou os nove setores separadamente, identificando que o setor que mais recicla no município contempla os bairros Bom Jesus, Sorgatto, Figueroa e Alto Bonito. De acordo com o estudo este Setor 1 possui uma geração maior de vidro e alumínio comparado aos outros setores. “Esses valores podem ser atribuídos pela coleta seletiva ser realizada na segunda-feira, onde por questões de interatividade na TV (jogos) e festas familiares o número de latinhas e garrafa de vidro são maiores. Neste setor apenas 7,629% corresponde a materiais não passiveis de reciclagem”, completa o estudante.

Já o setor 4 é o que menos recicla no município, envolvendo os bairros Reunidas, Municípios , Champagnat, Vila Paraíso e Berger. O setor apresentou grande quantidade de reciclagem de papelão e eletrônicos, porém 6,738%  destes resíduos coletados não são passíveis de reciclagem. “Apenas 1,338% são materiais cabíveis de logística reversa, sendo este é o setor que mais apresentou pilhas. Entre os bairros estudados os do setor 4 é o que apresentou maior quantidade de materiais nas amostras (sacolas), porém foi o que apresentou menor quantidade de material reciclável e necessita de aprimoramento referente ao processo de coleta seletiva”, disse o estudante.

Os dados obtidos permitem concluir que os resíduos produzidos são: Papel 10,538%, Papelão 22,869%, Tetra Pack 7,647%, Metal 3,048%, Alumínio 2,961%, Vidro 9,885%, Plástico Flexível 11,169%, Plástico Duro 13,150%, PET  6,862%, Orgânico 2,942%, Isopor 0,499%, Eletrônico 0,643%, Lâmpadas 0,566%. Pilhas 0,420%, Rejeito 3,242% e Sanitário 3,559%. Esses componentes representaram 88,928% da porção do RSU destinado a Coocima que pode ser reciclada. Sendo o restante, 2,942% composto de  matéria orgânica que também é passível de reaproveitamento através da compostagem, 6,801% composto de rejeitos  e 0,986% de outros materiais passiveis de logística reversa.

De acordo com Roger Campos, “este trabalho oferece as informações sobre o potencial dos resíduos recicláveis e a quantidade de resíduo gerado no município, quanto área rural e urbana. Além da taxa de geração per capta que podem servir como ferramentas para a implantação ou melhorias nas políticas públicas e ambientais relacionadas ao tema, auxiliando nas diretrizes do Plano Municipal Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos”, finaliza.

A descrição detalhada de cada setor avaliado no estudo pode ser conferida no blog da Fundema através do endereço: http://fundemacacador.blogspot.com.br/

 

Ranking  da geração per capta dos setores que mais efetuam a reciclagem

  RANKING

SETOR

BAIRROS

1

Bom Jesus, Sorgato, Figueroa  e Alto Bonito

2

Bello, Rancho Fundo, S.Cristovão, D.E.R,  V. Santa Catarina, V. kurtz

6

Linha Castelli, Linha São Francisco e Linha Caixa D Água

8

Linha Serro Azul, Linha Tróia, Linha Pena e Turma da Rotto

5

Centro, Gioppo e Nossa Senhora Salete

3

Maretello, Industrial, Aeroporto  e Bom Sucesso

7

Linha Rio Bugre, Linha São Pedro,  linha 19  e Sítio Pinhalzinho

9

Linha Laranjeira, Linha Tamanduá, Linha Trinta e Taquara Verde

4

Reunidas, Municípios, Champagnat , Vila Paraíso e Berger

 Fonte: CAMPOS, 2013

 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp