Search
Close this search box.

Estreia do Brasil, mais jovem a entrar em campo e maior goleada: como foi o quinto dia da Copa do Mundo Feminina

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O quinto dia da Copa do Mundo Feminina 2023 foi movimentado e contou com a estreia de gala da seleção brasileira, que venceu o Panamá por 4 a 0 e assumiu a liderança do grupo F. Além disso, a manhã desta segunda-feira no Brasil contou com os jogos de Alemanha, Itália e Argentina, fortes seleções que buscam conquistar a competição.

A seleção brasileira, enfim, estreou na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia. Com uma atuação de gala e contra um adversário de nível técnico bastante inferior — e o comum nervosismo da estreia —, o time de Pia Sundhage colocou a bola no chão e envolveu o Panamá. Sob a regência de Ary Borges, com três gols e uma linda assistência de calcanhar em sua primeira Copa do Mundo, a equipe venceu com facilidade por 4 a 0 e iniciou a trajetória no Mundial na liderança do grupo F.

O Brasil assumiu a liderança de seu grupo e agora vai enfrentar a França, no próximo sábado, às 7h (de Brasília). Uma vitória contra a seleção europeia pode carimbar a vaga às oitavas de final da competição com uma rodada de antecedência.

Mais jovem a entrar em campo

Na vitória da Itália sobre a Argentina por 1 a 0, pela Copa do Mundo Feminina 2023, a meio-campista Giulia Dragoni, de 16 anos e 259 dias, se tornou a italiana mais jovem a começar uma partida de Mundial entre as titulares. Ela também entrou no ranking das mais jovens de toda a história da competição — o recorde pertence a nigeriana Ifeanyi Chiejine, que entrou em campo aos 16 anos e 34 dias.

Dentre todas as jogadoras do Mundial deste ano, Giulia Dragoni é a segunda mais jovem e fica atrás apenas da atacante sul-coreana Casey Phair, que tem 16 anos e 25 dias. Contudo, até aqui, a italiana é a mais jovem a entrar em campo nesta competição. Lembrando que a Coreia do Sul estreia nesta segunda-feira contra a Colômbia, às 23h (de Brasília).

Estreia de Marrocos em Copas do Mundo

Na madrugada desta segunda-feira, a seleção de Marrocos entrou em campo contra a Alemanha, pela primeira rodada do grupo H da Copa do Mundo Feminina, e fez história. Essa foi a primeira vez em que a seleção africana entrou em campo um Mundial da categoria. Marrocos conseguiu a vaga para a Copa do Mundo após derrotar a seleção de Botswana nas quartas de final da Copa das Nações Africanas, em 2022.

Maior Goleada

O jogo entre Alemanha e Marrocos foi bastante movimentado e, pelo menos até aqui, se tornou a maior goleada da Copa do Mundo Feminina. As alemãs terminaram o primeiro tempo com 2 a 0, dois gols de Alexandra Popp, e balançaram as redes mais quatro vezes na segunda etapa — Klara Bühl e Lea Schüller fizeram um gol cada e Yasmin Mrabet e Hanane Aït El Haj marcaram contra.

O 6 a 0 da Alemanha, até aqui, é o placar mais elástico do torneio e superou o 5 a 0 do Japão contra a Zâmbia, no último sábado. O placar da seleção brasileira contra o Panamá entra no top-3 das maiores goleadas desta primeira rodada, que se encerra às 23h desta segunda-feira, na partida entre Colômbia e Coreia do Sul.

Nova artilheira

A brasileira Ary Borges marcou três gols na estreia do Brasil e assumiu provisoriamente a artilharia da competição. Sophia Smith, dos Estados Unidos, Hinata Miyazawa, do Japão, e Alexandra Popp, da Alemanha, lideravam o ranking com dois tentos cada, mas a brasileira, que foi a primeira jogadora a marcar três vezes no Torneio, conseguiu ultrapassá-las com a vitória sobre o Panamá.

Aos 18 minutos do primeiro tempo, Ary Borges subiu bem após belo cruzamento de Debinha e cabeceou para abrir o placar e marcar o primeiro gol do Brasil na Copa do Mundo Feminina 2023. Antes do final da primeira etapa, ela marcou de novo, também tentando de cabeça e no rebote, empurrando com os pés a bola para dentro do gol. Na segunda etapa, a meio-campista aproveitou o cruzamento de Geyse e fez mais um de cabeça, aos 24 minutos.

Com informações O Globo 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp