A forma integrada e interativa gera a ideia da multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem, necessitando a articulação de três dimensões: técnica, política e a humana.
A dimensão técnica direciona-se para a organização e operacionalização dos componentes do processo ensino-aprendizagem (objetivos, seleção de conteúdos, estratégias de ensino, avaliação, etc.).
A dimensão humana prevê uma relação interpessoal presente no processo educativo, ou seja, comunicação e interação. A dimensão política ou político-social analisa o contexto e a possibilidade de uma ação educativa transformadora.
Dentre algumas dificuldades do professor em sala na perspectiva da didática integrada e interativa, diz respeito ao fato de seguirem roteiros e não refletirem sobre os métodos de ensino.
Para um planejamento eficaz do processo ensino-aprendizagem, urge: obter informações /conhecer os alunos; conhecer os objetivos curriculares, do curso e da disciplina; identificar os conhecimentos prévios ou pré-requisitos necessários; Carga horária do curso; Recursos materiais e humanos disponíveis e a seleção de experiências de aprendizagem.
De outro vértice, o professor e o aluno vivem sob a influência de num mundo de tecnologias midiáticas (televisão, vídeo, computador) sem quais provavelmente o processo ensino-aprendizagem tornar-se-ía inexequível e, sobretudo, o hipertexto.
Desde os primórdios do hipertexto no século XVI com a Construção da roda de leitura de Agostino Ramell e o MEMEX de Vannevar Bush, os recursos tecnológicos adentraram as salas de aula e os ambientes educacionais (Construção da Roda de Leitura, consultar “Le Diverse et Artificiose Machine” obra de Agostino Ramelli (DIAS, 1999).
A roda de leitura visava permitir a consulta simultânea de vários livros e o MEMEX a leitura e escrita não lineares e armazenar uma biblioteca multimídia de documentos.
Para Bush, a mente não funciona de forma linear, mas sim a partir de associação.
Por conseguinte, é importante criar aparatos tecnológicos que correspondam ao funcionamento da mente.
O Memex era dispositivo mecanizado em que uma pessoa guardaria todos os seus livros, fotos, jornais, revistas e correspondências e poderia consultá-los de forma rápida e flexível, como se fosse uma extensão de sua memória.
As tecnologias computacionais a cada dia se fazem mais presentes na educação, sendo empregadas em diversas situações escolares.