As escolas estaduais de Santa Catarina receberão EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) com objetivo de cumprir os protocolos sanitários durante a pandemia de Covid-19. As aulas presenciais na rede estadual de ensino de Santa Catarina serão retomadas no dia 18 de fevereiro.
As entregas contemplam 1 milhão de máscaras, 42 mil frascos de álcool em gel, 23 mil dispensers, 4 mil totens, 3,5 mil termômetros digitais infravermelhos e 14 mil protetores faciais.
Frascos de álcool gel, máscaras, luvas e outros materiais foram adquiridos pela SED (Secretaria de Estado da Educação), que empenhou mais de R$ 8 milhões em EPIs desde o início da pandemia.
As escolas da rede estadual de ensino ainda receberam R$ 12,8 milhões em repasse emergencial do Governo Federal no fim de 2020, valor que é destinado ao retorno das aulas presenciais.
Esse montante foi distribuído entre 1.110 escolas e deve ser destinado para a aquisição de materiais de higiene, serviços de desinfecção, melhoras no acesso à internet e adequação dos serviços aos protocolos sanitários.
O repasse foi feito via PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), programa que é vinculado ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que presta auxílio às escolas de educação básica.
Em outubro de 2020 foi estabelecida uma fase emergencial do Programa, disponibilizando valores extras em virtude da pandemia, com 70% destinado para custeio (compra de materiais, por exemplo), e 30% de capital que deve ir para investimentos que agreguem ao patrimônio da escola.
Com informações ND Mais