Alunos e professores da escola estadual 30 de Outubro, localizada no assentamento Rio dos Patos, em Lebon Régis, realizaram uma atividade diferenciada nos dias 8, 9 e 10 de dezembro. Sob coordenação da professora Maritania Andretta Risso, de Abelardo Luz, o grupo desenvolveu a oficina “Germinando Arte”.
A oficina faz parte de um processo de resgate e proteção da semente crioula, promovendo um amplo debate sobre a relação do ser humano com a terra. Possui como dinâmica de trabalho o uso da diversidade de sementes que cada região possui. “A arte é uma forma estética de materializar o debate”, resume a professora.
A atividade envolveu alunos e professores na construção de um painel com símbolos regionais e Guerra do Contestado, montado através de sementes de milho, arroz, feijão e outros grãos.
O caboclo e sua cultura foram representados através dos símbolos como o pilão, o balaio, a taquara, o milho, entre outros que geram vida. O resultado da guerra, como a morte, foi representado através do sangue derramado sobre o trilho da estrada de ferro bem como o cemitério aos pés da araucária.
O painel ficará exposto na escola com visitação aberta à comunidade do assentamento e de outras regiões de Lebon Régis. “Somos gratos ao setor de cultura do MST e a professora Edilaine Vieira que possibilitaram esta oficina em nossa escola e a professora Maritania pelo empenho e dedicação expressados em sua arte”, diz a diretora Michele Carlim Silveira.