Notícias de Caçador e Região

Escola forma grupo contra o Aedes aegypti

A escola estadual Paulo Schieffler, em Caçador, escolheu alunos para uma missão especial: formar um grupo de trabalho contra o mosquito Aedes aegypti. O objetivo é desenvolver ações preventivas no ambiente escolar e na comunidade onde vivem, diminuindo os riscos de doenças como a dengue. Na quarta-feira, 20, cada um dos estudantes recebeu uma camiseta alusiva ao tema.

DSCN8467 (1)

De acordo com Marli Ament Lanhi, coordenadora regional do Núcleo de Educação e Prevenção (NEPRE), a ideia surgiu no início do ano quando as escolas foram provocadas a desenvolver atividades relacionadas ao tema saúde. “Como Santa Catarina está passando por um momento crítico em relação à dengue, chikungunya e Zica, nós sugerimos uma série de ações de conscientização nesse sentido”, explica.

Na escola Paulo Schieffler, alunos e professores realizaram várias atividades como teatros, palestras, confecção de cartazes, declamação de poesias e até um mutirão para vistoriar se havia algum tipo de criadouro do mosquito no pátio e entorno da escola. “A partir de então a supervisora Maria Lídia Medeiros procurou a Gered com a ideia de fazer esse grupo para que o trabalho tenha continuidade durante o ano todo”, acrescenta Marli.

Marli, que já foi aluna, professora e diretora da escola, ajudou a custear 55 camisetas para o grupo, que inclui duas turmas do 5º ano. “Além das ações que eles desenvolverão na escola, vamos incentivar que eles sejam multiplicadores das informações em casa e no bairro onde moram”, disse a madrinha dos alunos que têm entre 10 e 12 anos.

DSCN8473 (1)

Com apoio da diretora Neusa Pelegrini e da supervisora Maria Lídia, o grupo promete muita dedicação à campanha. “A proliferação do mosquito Aedes é uma coisa séria e tem causado doenças graves em várias regiões. Nossos alunos estão conscientes e sabem que podem ajudar a evitar que esse problema se alastre”, finaliza Maria Lídia.

Veja Também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.