Alunos e representantes da Escola de Educação Básico Dom Orlando Dotti participaram da caminhada pela paz nesta terça-feira, 9, em Frei Rogério. A caminhada foi feita pelo marco do lançamento da bomba atômica em Nagasaki, que matou mais de 230 mil japoneses.
Ao todo participaram da caminhada 10 alunos e dois professores da escola, Cassiano Rocha de Lara Picolotto junto com a Michiko Okuyama. O convite foi feito pelo sobrevivente ao ataque, senhor Naoki Ogawa.
“Solidariedade, afetividade, caridade, respeito, amizade e paz são as palavras que traduziram e orientaram nossa caminhada”, disse o professor Cassiano.
A caminhada foi até o parque da paz, que possui um monumento de 28 metros de altura cujas linhas de estruturas foram baseadas no pássaro Tsuru, que simboliza a paz. “Nossa escola levou a mensagem que cada um de nós pode mudar o mundo a partir de uma mudança interna, que por sua vez muda quem está do lado, e assim sucessivamente”, concluiu Cassiano.
Os representantes da escola fizeram o plantio de uma cerejeira no local. A árvore simboliza amor, paz e esperança. No parque ainda foi deixada uma placa sobre a paz.
Cassiano também tocou o sino de 1600 em homenagem aos mortos na guerra. No mundo todo existem apenas três exemplares do sino, um no Japão, outro na ONU e o que fica em Frei Rogério.