Ernesto Faoro comemora 100 anos e lança livro de memórias. Assista

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

 

Sábado, 20 de abril de 2013. Esta data entrou para a história de Caçador com o evento de comemoração do centenário do empreendedor Ernesto Faoro. Diversas autoridades marcaram presença no evento, além de familiares de diversas partes do Brasil e também de outros países como Estados Unidos, França e Austrália.

O aniversário dos 100 anos de Ernesto Faoro foi realizado na Sede da Reunidas. Na ocasião também houve o lançamento do livro de memórias intitulado: “Ernesto Faoro- 100 anos de Juventude”. A intenção de escrever o livro e resgatar a história deste importante munícipe partiu da própria família. Os familiares se organizaram e iniciaram o trabalho de coleta e produção de material para a obra. 

A filha Maria Karla Graeff Faoro comenta que muitas das passagens do livro foram escritas a próprio punho pelo pai, que a partir de uma memória prodigiosa, guardou detalhes importantes de uma vida. “Toda a família se uniu para realizar este trabalho e estamos bem contentes com o resultado. Ao longo do trabalho acabamos conhecendo melhor nossa própria história”, relata.

 

Homenagens

O evento comemorativo teve ainda uma missa e um momento especial de homenagens. Representantes de instituições fundadas a partir do envolvimento de Ernesto Faoro entregaram placas de homenagens. A UNIARP estava representada pelo engenheiro Gilberto Seleme, além de vários ex-presidentes como Reno Caramori, Ardelino Grando, Elias Seleme Neto, Celso Marini e Luiz Beltrami.

A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) estava representada pelo presidente Henrique Basso. Ele junto com membros da atual diretoria e também ex-presidentes fizeram a entrega de uma placa de homenagem e oficializaram Ernesto Faoro como presidente emérito da entidade.

O Rotary Club Caçador e Rotary Club Sul Contestado também entregaram placas, além da Prefeitura de Caçador e outras instituições.

 

Caçadorense de coração

Ernesto Faoro nasceu no Rio Grande do Sul, neto de imigrantes italianos, em 15 de abril de 1913, o segundo mais velho de uma família de 12 irmãos e irmãs. No início dos anos 30, seu pai Attílio Faoro decidiu mudar com a família para Rio Caçador, em busca de melhores condições para educar seus filhos. Foi atraído pelo recém-fundado Colégio Aurora, único estabelecimento da região que oferecia educação de nível ginasial.

Apenas sete anos após sua chegada, Attílio faleceu não sem antes demonstrar seu grande espírito empreendedor, com projetos de extrema importância para a então Vila destacando-se entre elas a instalação da primeira usina de geração de energia elétrica. Ernesto e seu irmão mais velho Laurindo assumiram com sua mãe Luiza o arrimo da família e honraram o projeto maior de Attílio: dar educação formal para todos os seus filhos. E conseguiram.

Ernesto herdou o espírito empreendedor do pai e do avô e, durante estes 82 anos em que aqui reside, participou de inúmeras iniciativas e empreendimentos que beneficiaram a cidade de Caçador.

“Escrever os feitos de um dia nos ajudam a organizar nossa memória. Registrar o que de mais importante aconteceu em um ano nos faz refletir sobre momentos e desafios superados. Eternizar 100 anos de especiais momentos que misturam-se à história de Caçador é fazer uma celebração à vida”. Ernesto Faoro


Fotos: Estúdio Luna Rossa



Ernesto Faoro comemora 100 anos e lança livro de memórias. Assista

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp