Notícias de Caçador e Região

Equipe de transição: saiba quem são os confirmados para a passagem de bastão no governo

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) assinou nesta terça-feira (8) três portarias que marcam o início formal do governo de transição em Brasília.

 

Uma das portarias nomeia um “conselho político” formado pelos coordenadores de transição, com representantes dos partidos que formaram a coligação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e novas siglas que se juntaram ao grupo após a eleição.

 

Também foram anunciados os componentes de dois grupos técnicos: o de economia e o de assistência social.

 

No núcleo econômico, Alckmin anunciou os idealizadores do Plano Real, André Lara Resende e Persio Arida. Também participam do grupo técnico o ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa e o professor de economia Guilherme Mello.

 

Por lei, o governo eleito tem direito a 50 cargos para a transição. Por parte do atual governo, a transição está sendo feita pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

 

Veja, a seguir, os nomes confirmados para a equipe de transição do governo Lula.

 

Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito

 

Ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin foi eleito vice-presidente na chapa de Lula e será o coordenador da equipe de transição. Atualmente no PSB, Alckmin foi filiado por mais de 30 anos ao PSDB.

 

Na semana passada, o vice eleito esteve em Brasília se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro e teve uma reunião com o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil).

 

Economia

 

André Lara Resende

 

Um dos idealizadores do Plano Real. Presidiu o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no governo Fernando Henrique Cardoso.

 

Persio Arida

 

Também é um dos pais do Plano Real. Foi presidente do BNDES entre 1993 e 1994 e do Banco Central em 1995.

 

ANDRÉIA SADI: Ala do PT avalia convidar Mantega

 

Guilherme Mello

 

Professor de economia e coordenador do programa de pós graduação em desenvolvimento econômico da Unicamp. Foi assessor econômico da campanha de Lula.

 

Nelson Barbosa

 

Ex-ministro do Planejamento e ex-ministro da Fazenda no governo Dilma Rousseff.

 

Coordenadores

 

Gleisi Hoffman

 

Coordenadora da articulação política do gabinete de transição, Gleisi Hoffman é a atual presidente do PT, e foi uma das coordenadoras da campanha de Lula neste ano. No governo Dilma, Gleisi foi ministra da Casa Civil.

 

Aloizio Mercadante

 

Aloizio Mercadante será coordenador do grupo técnico do gabinete. Ex-senador, Mercadante coordenou o programa de governo de Lula na campanha deste ano. Nos governos Dilma Rousseff (2011-2016), Mercadante comandou três ministérios: Ciência e Tecnologia; Educação; e Casa Civil.

 

Floriano Pesaro

 

Coordenador-executivo do gabinete, o ex-deputado federal Floriano Pesaro atualmente é filiado ao PSB.

 

Pesaro também já foi filiado ao PSDB e atuou como secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo na gestão de José Serra. Também foi secretário estadual quando Geraldo Alckmin governou São Paulo.

 

Janja Lula da Silva

 

Futura primeira-dama do Brasil, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, irá coordenar os preparativos da posse presidencial e será a responsável pelas decisões da cerimônia de 1º de janeiro. Com MBA em gestão social e sustentabilidade, ela atuou como coordenadora de programas voltados ao desenvolvimento sustentável na hidrelétrica de Itaipu, onde ingressou em 2005.

 

Assistência social

 

Simone Tebet

 

Segundo o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, a senadora Simone Tebet atuará na área de Desenvolvimento Social durante a transição de governo.

 

Tebet disputou a Presidência da República pela primeira vez neste ano e ficou em terceiro lugar no primeiro turno ao obter 4,9 milhões de votos (4,1%). Tebet ficou à frente de candidatos como Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil). No segundo turno, a senadora apoiou Lula e acompanhou o então candidato em diversas agendas pelo país.

 

Márcia Lopes

 

Assistente social e professora, com atuação na área social nos governos do PT. Foi ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma Rousseff entre 2010 e 2011.

 

Tereza Campello

Economista e professora universitária, com atuação em gestões do PT na área social. Também comandou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome entre 2011 e 2016 na gestão de Dilma.

 

André Quintão

 

É deputado estadual pelo PT em Minas Gerais. Assiste social e sociólogo, foi secretário de Desenvolvimento Social de Belo Horizonte (1994-1996) e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (2015-2016) de Minas Gerais. Foi vice na chapa de Alexandre Kalil ao governo de Minas.

 

Com informações G1

Veja Também

Comentários estão fechados.