Notícias de Caçador e Região

Equipe de resgate dos Bombeiros Voluntários de Caçador participa de mundial de resgate

A equipe de resgate veicular do Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador representará o Brasil no Desafio Mundial de Resgate. O evento acontece entre os dias 2 e 4 de novembro, na Inglaterra. A competição aconteceria no ano passado, em Miami, mas por conta da pandemia, não foi realizado.

O ano de 2017 foi o início de um período de superação, dedicação e empenho para os bombeiros que integram a equipe de resgate veicular do Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador. Foi neste ano que eles começaram a participar das seletivas estaduais e nacionais de competição entre bombeiros no quesito resgate veicular.

As provas reproduzem cenários das vivências diárias das ocorrências de resgate veicular, que é uma das áreas de atendimento para as quais os bombeiros são preparados durante o curso de formação que os tornam aptos à prestação de serviços à população. Nas seletivas, o maior benefício para os competidores é o aprendizado e o aperfeiçoamento técnico em resgate veicular e atendimento pré-hospitalar durante acidentes veiculares, pois participam bombeiros voluntários e militares de todo o estado de Santa Catarina (seletiva estadual) e bombeiros de todo o Brasil (seletiva nacional).

Muitos foram os desafios vencidos pela Equipe de Resgate Veicular do Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador. Em cada prova e cada cenário que lhes era apresentado para solução em pouco tempo (as provas possuem tempo máximo de realização do salvamento) e o grande incentivo em continuar a buscar novas técnicas e melhorar a cada dia veio do reconhecimento nas avaliações dos Assessores das competições de que os bombeiros de Caçador são uns dos melhores do Brasil em resgate veicular.

Assim, desde o ano de 2017 a equipe vem se destacando nos resultados e melhorando a cada nova prova. No ano de 2019, em Brasília/DF, ocorreu a competição em nível nacional, onde a equipe se destacou e alcançou o 3º lugar geral dentre todos os competidores.

Em decorrência desta classificação do ano de 2019, a Equipe de Resgate Veicular do Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador conquistou vaga no Mundial de resgate Veicular que aconteceria em Miami/EUA no ano de 2020. No entanto, diante do cenário pandêmico não foi possível que as provas ocorressem como inicialmente programado e os organizadores da competição transferiram a data e o local, sendo que ela acontecerá entre os dias 02 e 04 de novembro de 2021, na Inglaterra.

Outra inovação para a competição também em virtude da pandemia pelo Covid-19 é que ela acontecerá no formato virtual, e para que isto seja possível, os organizadores desenvolveram um sistema de avaliação diferenciado a ser utilizado pelas equipes competidoras a nível mundial e que simularão uma prova real com todos os critérios avaliativos utilizados nos desafios anteriores.

A Equipe de Resgate Veicular do Corpo de Bombeiros de Caçador que irá competir no mundial é formada pelos seguintes integrantes:

Alexandro José Kmita (Comandante);

José Ricardo dos Santos Denardi (Técnico 1);

Jakson Alberto Mandelli (Técnico 2);

Leandro Gomes de Souza (Técnico 3/logística);

Evandro Soares (Socorrista 1);

Pedro Henrique Scherer (Socorrista 2).

A Equipe Rescue Team Caçador, lisonjeada pelo reconhecimento e a oportunidade de representar mundialmente os Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (ABVESC), agradece ao Comando, à Diretoria e aos irmãos de farda do Corpo de Bombeiros de Caçador e das demais corporações catarinenses pelo apoio e incentivo durante a preparação e as competições. E, ainda, agradece a todos os caçadorenses por acreditarem e confiarem no trabalho realizado pela Corporação nos 50 anos de atendimentos realizados.

Veja Também

Comentários estão fechados.