Notícias de Caçador e Região

Epagri realiza entrega de alevinos

 

Foi grande a movimentação na Estação de Piscicultura da Epagri de Caçador nesta quinta-feira (23) com a entrega de alevinos da safra 2012-2013. Produtores de toda a região aproveitaram para adquirir alevinos das espécies carpa húngara, israel, prateada, jundiás e curimatã.

O responsável pelo setor de piscicultura, pesquisador Álvaro Graeff destacou que a produção acabou ficando abaixo da demanda, mas ainda foi suficiente para abastecer o mercado regional.

Todos os peixes saíram com Atestado de Sanidade emitido pelo responsável técnico da Unipis, Evaldo Nasareno Pruner e Guia de Trânsito Animal emitido pelo responsável técnico da Cidasc. “Esses documentos são importantes no controle de entrada e saída de peixes das propriedades e sua falta impedirá que os referidos peixes sejam comercializados no momento desejado”, alerta Graeff.

 

Demanda

Existe uma demanda por pescado para consumo direto, principalmente na época da Semana Santa, além de diversos Pesque-Pagues que estão surgindo em Santa Catarina e em outros Estados como São Paulo, por exemplo, que já tem mais de 400 deles cadastrados. “Por tudo isso, existe uma forte demanda por peixe vivo de bom tamanho da nossa região, principalmente na época de entressafra dos peixes da bacia amazônica”, informa Graeff.

A Unidade de Piscicultura da Estação Experimental da Epagri de Caçador vem trabalhando para viabilizar a produção de alevinos de alta qualidade a baixo custo, além de desenvolver métodos eficazes de engorda de peixes com controle de sanidade.

 

Grande potencial

A piscicultura em Caçador tem uma história de paciência e muito trabalho. Inicialmente os produtores criavam peixes sem manejo e sem perspectivas. Hoje, muitos apostam na piscicultura como fonte de renda na propriedade graças aos incentivos gerados através da Epagri, Prefeitura e outros parceiros.

Caçador conta inclusive com uma associação que organiza a produção e prima pela qualidade dos peixes para atender o mercado local e regional.

O extensionista da Epagri, Carlos Roberto Teixeira destaca que o trabalho está crescendo e melhorando gradativamente. “Temos em Caçador, na Associação de Aquicultores 72 sócios. No município são mais de mil açudes, então temos um potencial muito grande de produção, mas é preciso apostar e investir em capacitação para uma piscicultura de resultados”, explica. 

 

Veja Também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.