O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Epagri (Epagri/Ciram) está modernizando a rede de monitoramento climatológico catarinense. A rede é composta por estações meteorológicas, hidrológicas e agrometeorológicas instaladas em todo o Estado.
Com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), a Epagri/Ciram adquiriu sensores para transformar estações convencionais em automáticas.
Nos 29 e 31 de maio, técnicos do Ciram instalaram uma estação automatizada na Estação Experimental da Epagri de Caçador.
Segundo o gerente da Epagri, Renato Luis Vieira, os equipamentos já estão medindo e transmitindo, de hora em hora, os dados de precipitação, insolação, temperatura do solo em cinco profundidades, temperatura da relva e temperatura do ar. Os dados de chuva e temperatura do ar podem ser visualizados no sistema Agroconnect no site da Epagri/Ciram.
Os trabalhos foram coordenados pela pesquisadora da Epagri/Ciram, Iria Sartor Araujo e apoiados por uma equipe da Estação Experimental de Caçador. “A modernização do sistema de monitoramento meteorológico é uma tendência e, mais uma vez, Santa Catarina se destaca, reduzindo os custos operacionais, inovando a tecnologia e aumentando a confiabilidade dos dados”, finaliza a pesquisadora Iria.