Epagri confirma registro de tsunami em Santa Catarina

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A Epagri confirmou nesta quinta-feira (29) que há um ano houve uma onda do tipo tsunami registrada no Litoral Centro Sul de Santa Catarina. O fenômeno, no dia 29 de outubro de 2019, foi registrado inicialmente em Balneário Rincão, passando por Imbituba, Florianópolis e dissipando próximo a Balneário Camboriú, cerca de duas horas e meia depois.

Na época, alagamentos repentinos acabaram carregando barcos e carros, trazendo prejuízos para pescadores e moradores da costa.

O que chamou a atenção, segundo o pesquisador da Marinha do Brasil no Rio de Janeiro, Rogério Candella, foi a rapidez e a força do evento.

Essa semana a editora Springer publicou na íntegra na revista Natural Hazards o “paper” Atmospherically induced large amplitude sea-level oscillations on October 29, 2019 at Santa Catarina, Brazil ii, descrevendo detalhadamente a ocorrência do tsunami de origem meteorológica que atingiu Santa Catarina.

A rede de radares meteorológicos em conjunto com as estações meteorológicas detectaram o evento como um tsunami de características meteorológicas, ou seja, um meteo tsunami.

Com informações ND Online 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp