Notícias de Caçador e Região

Entenda um pouco mais sobre o leasing imobiliário

144

O leasing é uma palavra vinda do inglês, que significa locação. No caso do leasing imobiliário, envolve o aluguel de um imóvel, por um período acordado com uma empresa — um banco, por exemplo. Pode ser utilizado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, que buscam saber como financiar uma casa.

O motivo? O leasing pode ser mais interessante, quando comparado com o aluguel tradicional, já que a propriedade pertence a uma instituição de crédito. A diferença é que a casa ou apartamento é “emprestada” ao locatário, que ao final do contrato, pode optar pela compra do imóvel.

Quando fazer o leasing

Para as pessoas físicas, o leasing imobiliário deixou de ser tão atrativo, sendo o financiamento a melhor opção.

Pode valer a pena no caso de alguém que quer comprar um imóvel em um período “x” e sabe que não vai ter mudanças bruscas em sua renda durante este tempo — um aumento significativo de salário, por exemplo.

Para as empresas, a contratação do serviço é útil em qualquer momento que exista a necessidade de mudança de sede ou locação de mais salas no mesmo prédio. A operação é mais rápida, além de mais barata.

Como contratar o serviço

O primeiro passo para fazer um contrato de leasing é entrar em contato com uma instituição financeira que trabalhe com o serviço. No caso das pessoas físicas, poucos bancos ainda oferecem o leasing como opção de compra de propriedades imobiliárias.

Em seguida, é possível fazer uma simulação e uma proposta ao banco. Se aceita, basta comparecer até uma agência em posse de alguns documentos. O ideal é verificar no site da instituição de crédito quais são estes. Normalmente, é solicitado para as pessoas jurídicas: contrato social, último balanço e Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral de Pessoa Jurídica (também chamado de Cartão CNPJ).

Aluguel x Leasing imobiliário

O aluguel de uma propriedade imobiliária envolve um locador e um locatário. Porém, o locador é uma pessoa física, que decidiu alugar sua casa (sozinho ou com a ajuda de uma imobiliária) e irá cobrar um valor fixo mensal.

Em média, os contratos de aluguel são fechados por um ano apenas, e podem ter mudanças de valores, ao serem renovados.

Por outro lado, no leasing imobiliário, o locador é uma instituição financeira. Esta é dona do imóvel e o “empresta” (ou aluga) para uma empresa ou pessoa física. Se trata de um investimento de médio a longo prazo, no qual o locatário irá também pagar um valor mensal, porém, por um período maior.

Contratos de leasing possuem prazo mínimo variado, porém, o comum é que sejam de cinco a sete anos. A ideia é que o interessado permaneça algum tempo naquele imóvel. Ao final do contrato, o locatário decide se quer renovar, comprar, ou se fará um novo leasing, relacionado a outra propriedade.

Vantagens do leasing imobiliário

Dentre as principais vantagens do leasing, estão:

1.   Mais opções ao final do contrato

Quando o contrato termina, o locatário tem três opções: comprar o imóvel, renovar a contratação do serviço ou devolver a propriedade à instituição financeira. Em um contrato de aluguel, as opções são duas: renovar ou devolver.

2.   Possibilidade de sair do imóvel a qualquer momento

Em nenhum momento existe a obrigatoriedade de continuar vivendo — ou utilizando — o imóvel até o final do contrato. Há a opção de sair a qualquer momento, com a condição de que — até a data de uso — todas as parcelas estejam em dia.

3.   Redução no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica

Empresas que optam pelo leasing conseguem obter vantagens fiscais. O contrato é inserido no Imposto de Renda como uma despesa operacional, o que reduz o valor pago. No caso da pessoa física, não é permitido que o bem seja descrito no IR, pois não lhe pertence.

4.   Isenção de IOF

O Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) não é cobrado nas operações de leasing, assim, as parcelas do financiamento se tornam mais atrativas.

Conclusão

O leasing imobiliário é um empréstimo mais indicado para as empresas, que, geralmente, não têm interesse em adquirir o imóvel, porém, desejam custos menores no aluguel deste.

De qualquer forma, apesar de contar com vantagens bastante atrativas, é indicado fazer comparações e verificar se o leasing será a melhor opção do momento.

Veja Também
Comentários
Loading...