Notícias de Caçador e Região

Encerrada Jornada “Sexualidade e doenças transmissíveis”

A Unimed Caçador realizou no dia 14 de agosto o último encontro da Jornada “Sexualidade e gravidez na adolescência”, no Centro de Artes e Esportes Unificados-CEU. Dessa vez o evento reuniu 126 meninas adolescentes e foi conduzido pela ginecologista e obstetra Daniela Kist Busnardo.

A médica falou sobre a importância da prevenção, destacando que não só a gravidez indesejada, mas doenças, muitas delas incuráveis, são muito presentes na comunidade caçadorense. “É um absurdo os casos de sífilis que temos registrado em Caçador nos últimos anos, uma doença que havia saído dos números mais expressivos das patologias e hoje atinge grande parte da população”, relata, frisando que isso se deve ao descaso das pessoas em manterem uma atividade sexual sem prevenção. “Ninguém engravida por falta de informação ou por falta de acesso aos métodos contraceptivos. A saúde pública dispõe tanto de preservativos quanto de pílulas anticoncepcionais para a população. Basta dirigir-se ao posto de  saúde mais próximo da sua residência”, complementa.

O público ficou atento às informações repassadas pela profissional e ao final teve oportunidade de tirar dúvidas e questionar a médica. Para a assistente de Sustentabilidade da Unimed Caçador, Gabriela Vansuíta Valente, o projeto e experiência com o CEU foi excelente. “Tivemos oportunidade de ministrar palestras nos períodos matutino, vespertino e noturno, atingindo a grande massa dos moradores das adjacências do Centro. Isso nos permite levar a Medicina Preventiva à comunidade, cumprindo com o nosso papel social no meio em que estamos inseridos”, declara.

Gabriela agradece a oportunidade e informa que o Programa Medicina Preventiva da cooperativa é um trabalho desenvolvido gratuitamente nas escolas, empresas e instituições, através de palestras educativas e informativas ministradas pelos médicos cooperados da Unimed Caçador.

Veja Também

Comentários estão fechados.