O proprietário das Lojas Havan, Luciano Hang, foi condenado pela 2ª Vara da Justiça Federal em Florianópolis a pagar R$ 300 mil em indenização por danos morais coletivos após fazer publicações em redes sociais consideradas ofensivas contra à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e aos profissionais da advocacia. A sentença foi proferida na segunda-feira (29), após uma ação civil pública promovida pela OAB de Santa Catarina.
A Justiça Federal informou que o valor será destinado a uma campanha de valorização da advocacia. As publicações foram feitas pelo empresário em perfis no Instagram, Facebook e Twitter em janeiro de 2019.
O conteúdo, que já não está mais no ar devido a decisão liminar, continha trechos como “A OAB é uma vergonha. Está sempre do lado errado. Quanto pior melhor, vivem da desgraça alheia. Parecem porcos que se acostumaram a viver num chiqueiro, não sabem que podem viver na limpeza, na ética, na ordem e principalmente ajudar o Brasil. Só pensam no bolso deles, quanto vão ganhar com a desgraça dos outros. Bando de abutres”.
A decisão cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre (RS). Até o momento, o empresário ainda não se posicionou sobre o assunto.
Com informações Clic RDC