EMPREENDEDORISMO: Prefeitura de Caçador trabalha em ações facilitar a vida de empreendedores

Jonathan Ribeiro

Jonathan Ribeiro

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A Prefeitura de Caçador está dando continuidade a uma série de ações para incentivar o empreendedorismo, facilitar a vida dos empreendedores locais, tendo como objetivo principal a desburocratização dos processos, proporcionando um atendimento simplificado. “Queremos estender um tapete vermelho para quem já está empreendendo e para aqueles que querem abrir novos negócios aqui em Caçador”, afirmou o prefeito Alencar Mendes.

Com a visão voltada à facilitar o empreendedorismo, a Prefeitura de Caçador fechou uma parceria com o Sebrae, para a implantação do projeto “Cidade Empreendedora”, que vem como continuidade a projetos que que já haviam iniciado anteriormente, mas que agora terão mais opções, principalmente através da Sala do Empreendedor, da Desburocratização e da Educação Empreendedora.

“Nosso objetivo não é ser arrecadadores de taxas, mas sim de melhorar o movimento econômico local, para aí sim, aumentar a arrecadação, para termos uma cidade mais capacitada para os desafios. Esse é um compromisso nosso”, destacou o prefeito Alencar Mendes.

Com isso, vai movimentar o empreendedorismo local

Com este trabalho, a Prefeitura visa movimentar o mercado, gerar negócios, contratações e empregos e abrir novas empresas buscando novos modelos de empreendedorismo. “Através do Cidade Empreendedora, Caçador vai proporcionar atendimentos gratuitos para as empresas já instaladas e agilizar a abertura de novas empresas, com a descentralização no processo”, completou a consultora do Sebrae/SC, Marcia Cordeiro.

As primeiras capacitações já foram realizadas, envolvendo toda a Prefeitura, principalmente as secretarias e setores que tratam diretamente com os empreendedores, como as de Fazenda, Administração, Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, além do IPPUC, fiscalização de Posturas, Tributação, Vigilância Sanitária e fiscalização ambiental.

Nestas capacitações, foi possível discutir e apresentar as propostas para melhorias contínuas dos processos, legislações e sistemas para o empreendedor e servidor público, integrando pessoas, processos e sistemas, com a otimização dos recursos públicos, tendo por base a experiência de várias outras Prefeituras.

“Contamos com a expertise do Sebrae, para que possamos aprimorar este trabalho, junto dos nossos valorosos servidores públicos, atuando para acelerar a geração de emprego e renda em Caçador”, enfatiza o prefeito, Alencar Mendes.

“São encontros importantes, que irão tornar o município mais atrativo para novos empreendimentos e modelos de empreendedorismo e para a legalização de empreendimentos que atuam na informalidade”, afirma Márcia Cordeiro.

Além disso, a Sala do Empreendedor será estruturada para torná-la um espaço de referência aos empreendedores, ponto de apoio para o contato do segmento com o poder público e uma ferramenta importante para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico local.

“Este espaço presta serviços que vão desde a orientação básica até a tramitação de documentos e processos relativos ao funcionamento regular das empresas aos empresários já estabelecidos ou potenciais. A ideia é que a Sala do Empreendedor seja um espaço de referência no atendimento aos empreendedores, atuando como um elo de transformação para o desenvolvimento local”, completou Marcia.

Aliado a tudo isso, a Desburocratização proporciona aos municípios agilidade no processo de abertura das empresas para geração de empregos e oportunidades aos cidadãos, embasada nas regras da Lei de Liberdade Econômica e demais alterações legais propostas pelo fisco Federal e Estadual, que visam agilizar procedimentos, integrar setores e automatizar o processo, sendo assim movimentando o empreendedorismo. “Estas são iniciativas importantes e, como já dissemos, compromisso nosso, que estão proporcionando espaço para a inovação, desburocratização e desenvolvimento de nossa cidade”, finaliza o prefeito, Alencar Mendes.

 

O Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora foi criado pelo Sebrae/SC para realizar importantes transformações nos municípios catarinenses, promovendo um ambiente de negócios altamente favorável, dinamizando a economia e gerando mais renda, emprego, arrecadação e produtividade. Através do Programa, o Sebrae/SC já formou um time seleto de municípios que impulsionaram o seu desenvolvimento social e econômico, e se tornaram Cidades Empreendedoras.

LEIA TAMBÉM: 5º ENCONTABI é sucesso, na UNIARP

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp